Huihui

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As primeiras sociedades

São muitos os pesquisadores que se dedicam ao estudo do passado distante da humanidade, em busca de respostas a seus questionamentos sobre a origem dos seres humanos, as primeiras formas de organização para a sobrevivência, os tipos de alimentos consumidos por nossos ancestrais.
Com base nos estudos realizados até o momento, é possível responder a muitasdessas indagações. Mas as respostas não são definitivas. Novas pesquisas podem alterar o conhecimento já produzido e indicar novas resposta a questão: Que problemas e desafios foram enfrentados pelas primeiras sociedades?

Periodização da Pré-história

São muitas as periodizações propostas por diferentes especialistas para o estudo da pré-história. Uma das mais conhecidas baseia-se naspesquisa do inglês John Lubbock (1834-1913) e distingue pelo menos dois grandes períodos pré- históricos: o Paleolítico, e o Neolítico.
É denominado Paleolítico o período em que predominaram as sociedades de coletores e caçadores. Os seres humanos viviam da caça, da pesca e da coleta de grãos, frutos e raízes.
Durante o período conhecido como Neolítico, desenvolveram-se a agricultura ea criação de animais_ as sociedades passaram a produzr seus alimentos.

Paleolítico

O paleolítico abrange cerca de 99 porcento do tempo da existência das sociedades humanas. Seu inicio é marcado pelos surgimentos dos primeiros hominídeos e estende-se até aproximadamente 8000 a.C.
Durante esse período, os seres humanos de diferentes regiões do mundo (África, Europa, Oriente Médio,Ásia, América) confeccionaram suas primeiras ferramentas_ instrumentos feitos de madeira, ossos, chifres, e pedras lascadas.
O processo que levou á construção desses instrumentos teve, provavelmente, três grandes fases. Supõe- se que, no inicio, os humanos utilizavam os materiais que tinham ao seu redor_ osso, madeira ou pedra, por exemplo. Depois, casualmente, começaram a confeccionar osobjetos de que necessitavam: facas, machados, arpões. Por fim, passaram a construir instrumentos de acordo com certos padrões isto é, obedecendo a determinados modelos de produção. Esses padrões são identificados pelos arqueólogos como diferentes tradições de produção encontradas entre as culturas pré – históricas. Nessa época, os seres humanos ainda não produziam seus alimentos, isto é, nãocultivavam animais.
Consumiam o que encontravam na natureza, como frutos grãos e raízes, e o que caçavam e pescavam. Quando se esgotava, os alimentos da região que habitavam, mudavam- se para outra. Por isso, foram denominados caçadores- coletivos e nômades.

O fogo e os primeiros instrumentos

O controle do fogo foi talvez uma das maiores conquistas desse período, permitindo aos sereshumanos suportar o frio, afastar animais perigosos e cozinhar alimentos. Supõe que, a principio, procuraram manter aceso o fogo provocado ocasionalmente pelas forças da natureza(raio..). Posteriormente, aprenderam a produzi-los pelo atrito de pedaços de madeira, lascas de pedras. A partir disso, muitos outros métodos foram desenvolvidos.
No decorrer do paleolítico diversos grupos humanosem diferentes regiões do planeta foram aperfeiçoando técnicas para proteger-se dos rigores do clima devido as acentuadas mudanças que vinham ocorrendo na terra. Construíram abrigos e produziram roupas com peles animais. Além disso, aprimoraram e diversificaram a produção de instrumentos e utensílios como lanças, arcos e flechas, arpoes, lâminas e anzóis.
Os instrumentos de pedra eramutilizados, por exemplo, para arrancar plantas comestíveis, cortar e separar a casca do miolo dos frutos, confeccionar outros instrumentos (de pedra, madeira, osso).
Foi considerando a importância dos instrumentos de pedra que os estudiosos criaram a denominação Paleolítica para esse período. O uso cada vez mais generalizado dos instrumentos é um dos principais fatores que distinguiram os seres...
tracking img