Rh - t&d

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Recursos Humanos

O conjunto dos colaboradores de uma organização que exerce a função de adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização, é chamado de Recursos Humanos (RH).

O objetivo básico do RH é alinhar as políticas do mesmo com a estratégia da organização.

Os serviços que um RH mais utilizam atualmente, basicamente consistem em:

•Assessment, técnica de avaliação baseada em vários inputs.

• Headhunting, seleção de profissionais de níveis superiores.

• Outplacement, recolocação de profissionais.

• Outsourcing, consiste em terceirizar parte do negócio.

• Recrutamento e Seleção, encontrar os melhores profissionais para o desempenho de determinadas funções.

•Desenvolvimento e Treinamento.

Dentro da area de recursos humanos temos uma célula de desenvolvimento e treinamento muito importante, que podemos chamar de gestão por competências.

As pessoas responsáveis por essa gestão, tem o intuito de fornecer aos gestores ferramentas para gestão e desenvolvimento de pessoas. Essas ferramentas sempre estarão alinhadas às atribuições dos cargos e funçõesde cada organização.

A empresa XYZ decidiu por intermédio do RH que está determinada em se tornar referência dentro do mundo corporativo em gestão de competências. Para isso a equipe de desenvolvimento e treinamento será responsável pela implantação do Projeto Universidade de Talentos.

Atualmente, o ambiente corporativo está muito agitado, devido à globalização, concorrência emercado. Da mesma forma, as pessoas que trabalham no mundo corporativo encontram em meio a uma gama de informações muito ampla e complexa, onde mudanças constantes exigem flexibilidade, adaptabilidade, liderança e quociente emocional muito forte para lidar com as adversidades.

Um dos grandes e mais respeitados do mundo corporativo, Jack Welch coloca alguns passos que as empresas devemtomar, mesmo em períodos de turbulência. Em um dos passos ele coloca a questão de cuidar de seus talentos e ainda vai além, “contrate talentos da concorrência, é possível que eles não estejam cuidando das pessoas tão bem quanto você”. (Revista Época Negócios, 02/2009)

Empresas na sua particularidade são pessoas, assim, partindo desse princípio, as empresas mais bem sucedidas sempre buscam osmelhores, os mais talentosos, pois, quanto mais tiverem maiores serão as chances de sucesso.

O capital humano, como ativo mais importante e escasso do mundo corporativo, passa a ter valor intangível.

Assim, fica evidente a necessidade de trabalhar os colaboradores que tem potencial, desenvolvendo competências nas quais o tornarão mais completos e preparados ao mercado de trabalhocorporativo.

Dessa forma, é indispensável ensinar, treinar, acompanhar o desenvolvimento da equipe, pois é seu comprometimento e talento que trarão resultados expressivos.

A partir do momento em que a expressão desenvolvimento de competências é utilizada, automaticamente surge em mente o trabalho de um Coach.

O coaching é um termo em inglês que representa um processo emsi. Coaching significa foco em ações que gerem competências ou mesmo, aperfeiçoamento das mesmas com intuito fim de metas e resultados. Simplificando, o coaching desenvolve comportamentos que automaticamente geram desenvolvimento de competências.

Assim, o coaching executivo é uma ferramenta que permite ao coachee (pessoa que recebe o coaching) desenvolver competências, comportamentos quefacilitem a ele chegar mais rápido a um objetivo, à sua meta. O coaching faz com que a pessoa se responsabilize pelo seus atos, seu desenvolvimento, do presente para o futuro.

O coach (pessoa que faz o coaching) exerce papel diferenciado em relação a outros profissionais que trabalham diretamente com pessoas. Por exemplo, a terapia trabalha do presente para o passado da pessoa, fazendo...
tracking img