Resumo sobre vida e obra de arquimedes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Arquimedes (vida e obra)
Trabuco é uma arma de cerco empregada na Idade Média com a finalidade de esmagar os muros de alvenaria ou para atirar projéteis por cima deles. É chamado às vezes de trabuco de contrapeso, para se distinguir de outra arma, o trabuco de tração, criado antes do trabuco de contrapeso. No Brasil, é também uma forma popular de se referir a revólveres ou espingardas [1] degrosso calibre e, geralmente, de fabricação antiga.O trabuco de contrapeso apareceu em países cristãos e muçulmanos ao redor do Mediterrâneo. Ele podia lançar 140 quilos de projéteis a altas velocidades em fortificações inimigas a até meia milha de distância e eram relativamente precisos. Já houve relatos de que corpos infectados por doenças foram lançados numa tentativa de infectar o povo sobataque, uma guerra biológica adaptada à idade média. Os trabucos foram inventados na China, aproximadamente em 400 a.C., tendo sido levado até a Europa em 600 d.C., e não foi abandonada até o surgimento da pólvora.
* |
Princípios básicos do funcionamento
O mecanismo do trabuco consiste em transformar a energia potencial (neste caso energia potencial gravitacional) em energia cinética. Seumecanismo deriva da funda. Nem toda a energia potencial irá se transformar em energia cinética: uma parte se dissipa em forma de calor e som. O tamanho do contrapeso é diretamente proporcional à velocidade do projétil, pois quão maior o contrapeso, com mais força o projétil será lançado. Cálculos físicos de diferença de potencial, energias potencial gravitacional e cinética estão diretamente ligadas aofuncionamento dessa arma, que, devido a isso, é muito usada por professores para explicar tais princípios físicos.
História
Origens
A invenção do trabuco deriva da antiga funda. Uma variação dessa funda continha uma pequena peça de madeira para estender a arma e para fornecer uma melhor alavanca. Esta foi evoluindo, graças aos chineses, para o trabuco de tração, o que implicava que um certonúmero de pessoas puxasse a cordas presa ao braço curto de uma alavanca que tinha uma funda sobre o braço longo.Esse é o menor tipo de trabuco, com uma extensão menor, mas é mais portátil, sendo transportado com mais facilidade, e ainda tem um intervalo de tempo menor entre os lançamentos (jogando mais projéteis em menos tempo). O menor trabuco de tração pode ser executado por uma só pessoa, sendo ele"alimentado" pelo peso e pela pessoa, que puxa uma única corda. Porém, a maioria dos trabucos era concebida em maior tamanho e precisavam de 15 a 45 homens para manuseá-los, ou seja, dois homens por corda. Os homens que operavam a arma eram cidadãos locais ajudando no ataque, ou na defesa de sua cidade.
Os primeiros trabucos e onde estavam envolvidos
O primeiro registro claro de um trabuco decontrapeso provém de um estudioso islâmico, Mardi Al-Tarsusi, que escreveu: Trabucos são máquinas inventadas por demônios incrédulos. Isso sugere que pelo tempo de Saladino, os muçulmanos já estavam familiarizados com o contrapeso, mas não acredita-se que eles o inventaram.Al-Tarsusi não diz especificadamente que os "Demônios Incrédulos" são europeus cristãos, mas Saladino, de fato, participouativamente contra cruzadas durante grande parte de sua carreira, bem como o manuscrito é anterior a armas chinesas ou mongóis.Os trabucos, como algumas pessoas diziam (e dizem), são lançadores de bolas destruidoras. Demoravam cerca de doze dias para que ficassem prontas dependendo de quão grande seria a sua estrutura.Os trabucos de contrapeso não aparecem em registros históricos chineses até 1268,quando os mongóis estabeleceram um ataque aos fancheng e xiangyang. Qiang Shen, um chinês comandante da dinastia Jurchen Jin (1115 — 1234) pode ter inventado um trabuco de contrapeso independentemente. O exército mongol, embora tenha derrotado os defensores há muito tempo, não podiam capturar as cidades chinesas. Então dois engenheiros persas foram trazidos e construíram trabucos de contrapeso,...
tracking img