Matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1191 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Unipac
Curso de Administração

Aline Christine Parreiras Morais

RESUMO DO TEXTO A HISTÓRIA DOS NÚMEROS

Contagem
2012

A HISTÓRIA DOS NÚMEROS
No mundo ocidental, foram criadas diversas formas de algarismo por vários povos.
A invenção da escrita: Naquela época as pessoas utilizavam pedra para contar seus animais, mas não era um método eficaz, pois apenas observando o monte de pedras,não teria como saber a quantidade exata de animais, por que a pilha de pedra ia ficar enorme, correndo o risco de desmoronar. Por volta de 8.000 a.C, os povos do oriente tiveram a idéia de lapidar pedras e usar argila para criar objetos de formas diversas, sendo que cada uma possuía um valor diferente facilitando na hora de conta. E também eles utilizavam desses objetos quando fosse vender o seurebanho, Por Exemplo: se o Pastor de ovelhas pedisse para que um encarregado levasse o rebanho até um açougue, ele ia ficar bem mais seguro, pois o pote de argila com as pedras que representavam a quantidade de animais era lacrado pelo Pastor de ovelhas e seria aberto apenas no açougue. Por volta de 3250 a.C os sumérios fizeram discos de argila no qual fazia desenho igual ás pedras querepresentavam números, ao fazer isso eles estavam inventando a escrita.
A invenção do Ábaco: Por volta de 2200 a.C os acádios criaram o ábaco que eram placas de argila com buracos no qual se colocavam as pedras, facilitando as contas de subtração e adição e principalmente de multiplicação e divisão. Com essa invenção, ficou mais fácil fazer cálculos com números grandes, dispensando o uso do ábaco.
O sistemaPosicional: Por volta de 1800 a.C., os babilônios conquistaram a Suméria, absorvendo elementos da cultura desse povo e, assim, desenvolveram seus conhecimentos científicos, incluindo a Matemática. Baseando nos números sumérios, eles criaram um símbolo para o número 1 e outro para o número 10 que através da combinação desses símbolos era possível representar os números de 1 a 59. Após adotaremesse sistema, eles revolucionaram Matemática ao criarem o sistema posicional, em que o valor de um algarismo mudava dependendo da posição em que ele era escrito.
Influências dos Algarismos Babilônicos: As convenções numéricas dos babilônicos definiram vários aspectos da matemática e do cotidiano que ainda usamos hoje, como Dúzias e a divisão do dia em 24 horas.
Ordem da escrita dos números: Apesarde termos herdado os algarismos modernos dos hindus, a ordem de escrevê-los parece ter sido influenciada pelos babilônicos. Se não fossem os babilônicos, escreveríamos os números ao contrário Por Exemplo: 9.258 passariam a ser 8.529.
Divisão da circunferência em 360º: A circunferência também foi herdada da Matemática babilônica, sistema numérico possui base 60 por que eles conseguiam contar como auxílio dos dedos até 60.
Algarismos em pedra: Por volta de 3000 a.C os Egípcios criaram um sistema de escrita baseado em hieróglifos, que nele cada sílaba estava associada a um símbolo, dessa forma escrevia as palavras, utilizando o mesmo sistema para representar os números. Os hieróglifos eram marcados pelos escribas em pedaços de pedra, e as pessoas tinham dificuldades em utiliza-lo.Algarismos hieráticos: A partir de 2700 a.C, os escribas passaram a simplificar a escrita hieroglífica, essa forma de escrita foi tão simplificada, que por volta de 2200 a.c, os novos símbolos eram completamente diferentes dos antigos e começaram a ser chamados de algarismos hieráticos.
A Redução dos Algarismos:
Os comerciantes fenícios usavam os algarismos hieráticos dos egípcios, mas, por causa daquantidade de símbolos desse sistema, poucas pessoas conseguiam decorar todos os algarismos. Por volta de 1500 a.C., os fenícios resolveram diminuir o número de algarismos, para fazer isso, eles deram um valor para cada letra de seu alfabeto, constituído de apenas vinte números.
Algarismos Gregos: Os gregos utilizavam o alfabeto e a representação numérica dos fenícios, mas algumas cidades...
tracking img