Comportamento e clima organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública

COMPORTAMENTO E CLIMA ORGANIZACIONAL

CASCAVEL
2010
CARMENCITA APARECIDA DE ALMEIDAJUCIMARA MENDES PEREIRA
ROSELI APARECIDA COELHO SEVERINO

COMPORTAMENTO E CLIMA ORGANIZACIONAL

Atividade supervisionada sob a orientação dos professoresMarcelo R. Losso e André Luiz Souza, como requisito para avaliação parcial.

CASCAVEL

2010

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04
2 I METODOLOGIA 05
3 POPULAÇÃO PESQUISADA 05
4RESULTADO DA COLETA DE DADOS 05
5 CONCLUSÃO 07
6 ANEXOS (GRÁFICOS REFERENCIAIS) 08
6 REFERENCIAS 09

1 - INTRODUÇÃO:

Clima Organizacional é o conjunto de causasque interferem no ambiente de trabalho. As causas podem variar de acordo com os níveis econômicos e culturas dos indivíduos. Segundo Chiavenato (1997), o Clima Organizacional tem uma íntima relação coma motivação das pessoas que compõem a organização. Quanto maior for a motivação das pessoas, maior será o nível do Clima Organizacional.
.A função pública é essencialmente voltada aoatendimento e prestação de serviços ao cidadão. Baseado nisto, os Gestores Públicos passaram a dar maior importância ao comportamento de todos que participam deste processo, levando em consideração, o ambientede trabalho, o relacionamento entre os colegas e o grau de instrução de cada servidor. Estrategicamente o que se busca hoje no serviço público é a identificação do perfil dos seus colaboradores, paradesenvolver e aperfeiçoar as suas capacidades, respeitando os limites e valores pessoais. Nesse sentido, verifica-se que estimular e criar um padrão de comportamento dentro da organização dependeinvariavelmente da conscientização e comprometimento de toda a equipe. Por essa razão clima organizacional tem papel fundamental neste processo.
Este trabalho visa abordar a importância do clima...
tracking img