Exercicios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESPECIAL HSM MANAGEMENT

Dois séculos de

management
Conheça os engenheiros, economistas, psicólogos e administradores de empresas que fizeram a história da gestão e se tornaram os ourives da arte de gerenciar



I

nsegurança”, respondeu Peter Drucker a Thomas Davenport, quando este lhe perguntou por que tantos executivos abraçam modismos quando se trata da teoria do management. “Emtempos de mudanças rápidas, é preferível pensar que a opção correta já existe.” Com a trajetória de mais de um século e vários esforços para sistematizá-la, a teoria do management continua mais próxima da arte do que da ciência. Como antes daquele simbólico pontapé inicial, que foi a segunda Revolução Industrial no final do século 19, e a concepção das organizações capitalistas, os estudiosos dagestão deixaram de se preocupar tanto com a gestão institucional do organograma para se centrarem nos “ativos mais pessoais” da empresa: o talento, a criatividade, o design, a inovação, a liderança.

Do início ao management científico

Robert Owen e Charles Babbage são pioneiros absolutos da época inicial da teoria do management, no início do século 19. Owen, rico industrial inglês, foi oprimeiro a reconhecer a importância dos recursos humanos, até então uma simples “ferramenta”. Ele montou uma fiação que era gerida pelos próprios operários, na Escócia, e que oferecia educação, saúde e assistência social à comunidade. E o matemático Charles Babbage foi o líder da produtividade. Convencido da eficácia da divisão do trabalho e do uso eficiente das instalações, Babbage chegou a propor aparticipação dos trabalhadores nos lucros. Um perfeito pioneiro, que também idealizou a primeira máquina de calcular, em 1822. A preocupação com produtividade também foi o que levou Frederick Taylor a estudar, nas aciarias onde trabalhava, os problemas da organização industrial. A racionalização do trabalho do operário data da primeira etapa de seus estudos; da segunda etapa, seu livro Princípiosda Administração Científica (ed. Atlas) como também a paternidade da linha de pensamento taylorista. O trabalhador, sustentava ele, não pode analisar racionalmente sua tarefa e muito menos determinar qual é o processo mais eficiente: essa era a responsabilidade do então recém-criado “gerente”. Tratou-se de uma visão bem diferente da que existia na época –segundo a qual o aumento da produção e aseleção do método de trabalho dependiam da iniciativa individual do operário. Henry Gantt, parceiro de Taylor em suas pesquisas e criador do famoso diagrama, foi um dos primeiros consultores profissionais de management, profissão liberal que compartilhou com Frank e Lilian Gilbreth, dois engenheiros que incorporaram à análise o estudo da economia dos movimentos, suas raízes psicológicas e a adaptaçãodo homem à máquina. Gantt sugeriu um salário “mínimo” para os trabalhadores cujo rendimento fosse comum ou inferior e um “bônus” se o superasse.
HSM Management 50 maio-junho 2005

ESPECIAL HSM MANAGEMENT
“A velha crença nas empresas é de que informação significa poder e, por esta razão, todos querem mantê-la para si. Mas numa empresa bem-sucedida o verdadeiro poder está em compartilhar ainformação. E a verdadeira reengenharia é aprender a distribuir as informações.”
Peter Drucker 1997, HSM Management nº 1

Outro auxiliar de Taylor que aperfeiçoou sua teoria foi Harrington Emerson, que em 1910 causou espanto à Comissão Interestadual Ferroviária dos Estados Unidos quando demonstrou que a implementação da administração científica permitiria que economizassem US$ 1 milhão por dia. AEmerson se deve a separação dos funcionários de staff e de linha e os 12 princípios da eficiência, considerados uma prévia da administração por objetivos, de Peter Drucker. Além de situar a administração no campo das ciências, encorajando seu estudo sistemático e racional no lugar do empirismo e da improvisação, típicos da época, a escola científica abriu o debate sobre os princípios nos quais...
tracking img