Comportamento operante

Páginas: 3 (537 palavras) Publicado: 4 de junho de 2011
COMPORTAMENTO OPERANTE

Skinner criou o termo operante para descrever os comportamentos ativos que “operam sobre o meio para gerar conseqüências”. De forma simplificada, os princípios de Skinner nocondicionamento operante explicam como adquirimos a ampla variedade de comportamentos voluntários que desempenhamos no cotidiano.
À medida que Skinner desenvolveu os seus princípios decondicionamento operante, ele definiu conceitos em termos bem objetivos. Enfatizou o comportamento externo que podia ser observado e medido e evitou explicações baseadas em estados mentais subjetivos criando osesquemas de reforço e punição.
O comportamento operante é um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento - um processo que Skinner chamou de modelagem. O instrumento fundamental de modelagem é oreforço - a conseqüência de uma ação quando percebida por quem a pratica. Para o behaviorismo em geral, o reforço pode ser positivo (uma recompensa) ou negativo (ação que evita uma conseqüênciaindesejada). “No condicionamento operante, um mecanismo é fortalecido no sentido de tornar uma resposta mais provável, ou melhor, mais freqüente”, escreveu o cientista.
MODELAGEM
A Modelagem é umprocedimento de reforçamento diferencial de aproximações sucessivas de um comportamento. O resultado final é um novo comportamento.
O reforço diferencial consiste em reforçar algumas respostas que obedecem aalgum critério e em não reforçar outras respostas similares.
Portanto, basicamente usamos na modelagem o reforço diferencial (reforçar algumas respostas e extinguir outras similares) e aproximaçõessucessivas (exigir gradualmente comportamentos mais próximos do comportamento-alvo) a fim de ensinar um novo comportamento, sendo uma característica fundamental da modelagem a imediaticidade doreforço, ou seja, quanto mais próximo temporalmente da resposta o reforço estiver, mais eficaz ele será.
Skinner acreditava que por modelagem se explicaria como as pessoas adquirem uma grande variedade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comportamento Operante
  • Comportamento operante
  • Comportamento operante
  • Comportamento operante
  • Comportamento operante
  • Comportamento Operante
  • Comportamento Operante
  • Comportamento operante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!