Pos colonialismo ingles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pós-colonialismo
1. Definição
1.1 Colonialismo
Para definir o Pós-colonialismo é importante saber sobre e definir o colonialismo. O colonialismo é a expansão da soberania de uma nação sobre o território além de suas fronteiras com o estabelecimento de colônias de povoamento através de uma invasão militar, ocupação forçada, ou sutil, sem recorrer à força, pela dependência administrativa na qualas populações originárias são governadas ou deslocadas. É um processo, essencialmente, ideológico e violento legitimado por um forte discurso. O colonialismo europeu começou no século XV e alcançou seu ponto culminante no final do século XIX. No auge do colonialismo europeu, mais de três quartos do mundo pertencia a países europeus (Grã-Bretanha, França, Holanda, Espanha, Portugal, Bélgica,Itália e Alemanha).
As nações colonizadoras geralmente estavam interessadas nos recursos, trabalho e mercados do território colonial, e também influenciavam nas estruturas sócio-culturais, religiosas e lingüísticas da maioria da população originária. Durante o período de dominação européia a maioria dos povos colonizados foi forçada a desistir de sua herança cultural, considerada sem valor e inferior àcultura européia e a assimilar a cultura dos colonizadores. Como resultado, eles adotaram os valores dos povos colonizadores. Portanto, o desenvolvimento das literaturas dos povos colonizados deu-se pela imitação dos padrões europeus.
O colonialismo é um sistema de intervenção direta e de supremacia política, econômica e cultural de um país mais forte em relação a um país mais fraco.
O termocolonialismo também poder ser usado para referir-se a uma ideologia ou a um sistema de crença para legitimar ou promover este sistema. O colonialismo foi muitas vezes baseado na crença na qual a moral e os valores do colonizador foram superiores aos do colonizados.

1.2 Literatura Colonial x Literatura Colonialista
A literatura colonial é aquela escrita nos países coloniais antes delesconseguirem sua independência: Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Índia, etc. É aquela escrita pela população nativa (pessoas que são desse país). Enquanto que a Literatura Colonialista é a literatura escrita pelos colonizadores europeus sobre os países colonizados sob o ponto de vista imperialista. O imperialismo é a raiz do colonialismo. O imperialismo, no caso da Inglaterra, é baseado, principalmente,em sua Revolução Industrial. A revolução industrial traz recursos financeiros proporcionando à Inglaterra condições de subjugar um maior número de colônias e países subdesenvolvidos.

2. Pós-colonialismo
Nestas últimas três décadas, o termo “Pós-colonialismo” tem sido objeto de análise científica. Livros, revistas e textos acadêmicos foram publicados desde 1950, quando intelectuais começaram ase interessar pela divulgação e discussão das idéias inerentes ao tema.
2.1 Pós-colonial x Teoria Pós-colonial
O fim do império britânico, francês e espanhol depois da Segunda Guerra Mundial trouxe independência para muitas das antigas colônias como Indonésia, Filipinas, Paquistão e Índia. Seguramente esta situação proveu um material rico em artes e iniciou o surgimento de toda a produçãoliterária dos povos colonizados pelas potências européias entre o século XV e XX.
Pós-colonial é o termo usado para descrever toda a cultura afetada pelo processo imperial desde os primórdios da colonização até os dias atuais. Pode referir-se ao status de uma terra que era colonizada e que recuperou a sua independência política (por exemplo, da Índia pós-colonial).
Como uma teoria literária,ocupa-se da literatura produzida em países que foram ou ainda são colônias de outros países, especialmente as potências coloniais européias como Inglaterra, França e Espanha. Também se ocupa e analisa a literatura produzida pelos países colonizadores.

3. Literatura Pós- colonial
3.1 Michael Ondaatje

Michael Ondaatje nasceu no Sri Lanka em 12 de setembro de 1943. Ele se mudou para a Inglaterra...
tracking img