Comportamento operante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Antes de se falar sobre comportamento operante, deve-se primeiro saber o que é comportamento. De acordo com Skinner, (1987 apud Largura e Basqueira 2010, p. 01),“comportamento descreve uma relação entre atividades do organismo e eventos ambientais”. Para Micheletto e Andrey, behavioristas radicais, comportamento é a interação entre sujeito eambiente, sendo que ambiente é o temo usado para definir a situação na qual ocorrem as atividades do organismo (Largura e Basqueira, 2010). De acordo com De Rose
O termocomportamento refere-se à atividade dos organismos (animais, incluindo o homem), que mantêm intercâmbio com o ambiente. Essa atividade inclui os movimentos dos músculos estriados e dosmúsculos lisos, e a secreção das glândulas.
O conceito de “Condicionamento Operante” foi criado pelo escritor e psicólogo Burrhus Frederic Skinner e refere-se ao procedimentoatravés do qual é modelada uma resposta no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. É onde a resposta gera uma consequência e esta consequência afeta asua probabilidade de ocorrer novamente. Para Andery e Sério:
Quando falamos em comportamento operante estamos falando de uma relação entre uma classe de respostas, asconseqüências por ela produzidas e as alterações sobre o responder promovidas por estas conseqüências.
O comportamento operante é modelado a partir de nosso repertório inato. Asrespostas que geram mais reforço, em média, tendem a aumentar de frequência e se estabelecer no repertório, ou seja, em um contexto semelhante tendem a ser novamente emitidas.
Nocomportamento operante de Skinner, o ambiente é modificado e produz consequências que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrência futura semelhante.
tracking img