Comportamento operante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FAINTVISA-Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão

Curso: Psicologia

Professor: Carlos Marinho

Disciplinas: AEC1/PPB1

Acadêmico: Alexandre Barbosa da Silva

Teoria da Percepçãono Behaviorismo Radical

Resumo

A percepção é explicada por Skinner através de comportamentos, quais os mesmos se relacionam com outros. Pode-se estudar a teoria Skinneriana dividindo-a em duaspartes: estudo do comportamento perceptivo como precorrente e estudo dos precorrentes do comportamento perceptivo. O estudo do comportamento perceptivo como precorrente é estudado através da resoluçãode problemas, observabdo modificação do ambiente pelo sujeito, a fim de alcançar a resolução do problema. O estudo dos precorrentes do comportamento perceptivo é estudado junto a outros comportamentos,atenção, consciência, todos os comportamentos que aumente as chances de ocorrer a percepção. Doravante a esses estudos foi feita uma teoria onde se é mais propícia para se estudar essas explicações,que é a “teoria da cópia”

Teoria da Cópia

A percepção tradicionalmente é tratada como uma passagem para o contato com a realidade, por isso ela é chamada de uma cópia mental do mundo que foipercebido. Assim dizendo que quando entramos em contado com o mundo, criamos uma cópia desse muno e a armazenamos, e assim poderemos usá-la em um caso de rememoria.

O papel do sujeito na percepção serestringe a duas possibilidades: a do sujeito como percebedor, onde através do contato com o objeto ele cria uma cópia desse objeto, podendo ser uma ideia, experiência ou representação, assim eletoma posse desse objeto através dessa cópia, onde daí a percepção é chamada de um processo psicofísico, através desse processo se diz que não há uma realidade verdadeira, pois sempre estamos construindonossa realidade a partir da experiência.

A segunda possibilidade coloca o sujeito de forma mais passiva, sendo ele um recebedor de percepções, onde a realidade existe, o sujeito sofre estimulação...
tracking img