Comportamento do consumidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é auxiliar o profissional de marketing a entender o comportamento do consumidor e criar subsídios como atendimento de qualidade e satisfação do cliente com a empresa ou serviço
Sabemos que o sucesso esta ligado diretamente a capacidade das empresas estimularem a motivação de consumo de cada consumidor, utilizando de fatores que levam o consumidor aidentificar se com determinado produto ou serviço, sendo assim, o comportamento do consumidor esta ligado ao atendimento e ao estimulo de cada empresa.Este trabalho visa o estudo do comportamento do consumidor através dos estímulos recebidos em meio a propagandas de marketing, anúncios publicitários entre outros. O aprendizado, atitude e percepção podem ser usadas como ferramentas do profissional demarketing para atingir resultados favoráveis quanto ao comportamento do consumidor em relação aos produtos e serviços oferecidos no mercado.
APRENDIZADO
Parte do processo de consumo se faz pelo aprendizado. O consumidor recorda de suas experiências passadas e todo seu conhecimento e informações tomando assim sua decisão de compra. A aprendizagem é um comportamento de respostas a determinadosestímulos ou situações, promovendo e sustentando as decisões sobre as futuras compras do consumidor.
As pessoas são diferentes em suas habilidades para processar informações que venham a influenciar em sua decisão de compra. Os clientes mais familiarizados com o produto avaliam melhor suas alternativas de marcas e produtos disponíveis, facilitando sua decisão de compra. Profissionais de marketing podemauxiliar os consumidores a conhecer sobre seus produtos, podendo assim os consumidores ganhar experiência com o produto.
Existem duas teorias no processo contínuo de aprendizagem são as teorias behavioristas (focadas entre estímulos e respostas) e as teorias cognitivas (onde o individuo soluciona problemas complexos e aprende conceitos através da observação).
A Teoria Behaviorista parte doprincipio em que o aprendizado ocorre como resultado de respostas a eventos externos. Quando um indivíduo reage de modo previsível a um estimulo conhecido, diz-se que ele aprendeu.
Os elementos fundamentais da aprendizagem classificam-se para fins mercadológicos em estímulos e reforço.
Estímulos é um volume muito grande informações os quais o consumidor pode, voluntaria ou involuntariamente, estarexposto. Sendo assim, o profissional de marketing tenta moldar esses elementos que tenham significado para o consumidor podendo assim ser memorizados.
O Reforço pode ter um grande poder de decisão sobre os consumidores, num contexto de marketing é o uso do produto em si. Um consumidor pode ser positiva ou negativamente reforçado quanto sua satisfação obtida com o uso de um produto.
Quanto aocomportamento ao comportamento de compra do consumidor, alguns elementos mercadológicos, podem ser utilizados como estímulos que possam gerar respostas favoráveis na decisão de compra, quanto ao conhecimento da marca, preferência, tudo isso através de anúncios publicitários, embalagens, preços e os próprios produtos. Alguns anúncios utilizam imagens de crianças, animais, e outras imagens apelativas,vinculando o produto a sentimentos agradáveis, esta associação é feita pelo consumidor e pode despertar respostas que geram predisposição a compra do produto.
Anúncios muito repetidos podem ficar gravados na mente do consumidor e a intensidade desse estimulo tende a funcionar de forma positiva, isto é, quanto maior o estimulo, mais forte a tendência de resposta.
A Teoria do CondicionamentoOperante, desenvolvida pelo psicólogo B. F. Skinner, esclarece que o aprendizado decorre de um condicionamento instrumental, isto é, com base nas consequências que determinado comportamento promove para o indivíduo. Em termos de comportamento do consumidor, sugere que os consumidores aprendem por um processo de tentativa e erro, no qual alguns comportamentos de compra geram resultados mais favoráveis...
tracking img