Ecologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
- O século XX testemunhou o maior e mais rápido avanço tecnológico da história da humanidade e também as maiores agressões ao meio ambiente, decorrentes de um desenvolvimento que não considerou osimpactos relevantes da revolução industrial e a finitude dos recursos naturais.

- A Constituição Federal de 1988 prevê o direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e lhe dá anatureza de bem de uso comum do povo essencial à sadia qualidade de vida, impondo ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações (art. 225).

-Tem-se a impressão, entretanto,  de que o que é de todos não é de ninguém. Países ricos que se desenvolveram à custa da degradação ambiental não pensam na sua recuperação, mas exigem a contenção desseprocesso de degradação do meio ambiente por parte dos países em desenvolvimento e dos países pobres. Estes, por sua vez, alegam não ter meios financeiros suficientes para a utilização de tecnologiassofisticadas que permitam a preservação do meio ambiente nas múltiplas atividades econômicas que têm de desenvolver, para fazer face às necessidades das respectivas sociedades.

- A definição maisaceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É odesenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

- Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende do planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.

- Muitasvezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. O interesse econômico tem sobrepujado o interesse ecológico. Esse tipode desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende. 

- O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de...
tracking img