Comportamento do consumidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Comportamento do consumidor

Capítulo 6 – Personalidade e análise psicográfica

“A compra compulsiva pode ser descrita como a compra crônica repetitiva, que se torna a resposta básica aos acontecimentos ou sentimentos negativos. Como tal ela é parte da face oculta do comportamento do consumidor. Descobriu-se que os compradores compulsivos possuem auto-estima baixa, fantasiam com maisfreqüência que o normal e revelam níveis de depressão e ansiedade superiores à média.”

Há alguns anos atrás conheci uma grande amiga de infância da minha mãe, essa amiga dela mora há 15 anos na Bahia, e em todos esse anos elas mantém contato apenas por telefone e internet. Ela resolveu passar as férias na Paraíba. Juntamente com minha mãe planejaram de passar a temporada de férias juntas, resolveramalugar uma casa na praia em João Pessoa. Com o passar dos dias já em João Pessoa, ela nos contou que tinha um sério problema, comprava compulsivamente tudo que ela olhava pela frente, e realmente eu já tinha percebido que ela exagerava nas compras, por todos os lugares que agente ia, praia, centro de João pessoa, e principalmente Shopping ela chegava em casa cheia de sacolas nas mãos, compravamuitas roupas, sapatos, brincos, artesanato, presentes, enfim. Ela sempre comprava tudo em quantidade que uma pessoa normal não precisa. E ela nos contou que na hora que compra sempre está muito feliz, super satisfeita, mais quando chega em casa e percebe o quanto gastou, ela disse que sente um peso enorme, um sentimento de culpa, e se arrepende. Mais o pior ainda é quando chega as contas para pagar,ela diz que enlouquece. Daí minha mãe muito preocupada conversou bastante com ela, convenceu a ir a alguns médicos. E com muita força de vontade, hoje em dia ela já consegue comprar adequadamente, pode até às vezes exagerar, mas não é mais como antes, não é mais uma compradora compulsiva.

Capítulo 7 – Formação e mudança de crença, atitude e comportamento

“Uma segunda abordagem parainfluenciar diretamente as atitudes em relação á marca sem necessariamente alterar crenças diz respeito a influenciar as atitudes do consumidor em relação à propaganda. Os pesquisadores descobriram que os consumidores desenvolvem atitudes em relação às campanhas publicitárias, assim como o fazem com as marcas. Por sua vez essas atitudes em relação às campanhas podem influenciar as atitudes em relação àmarca.”

Dentre as várias experiências que tive como consumidor, muitas vezes, fui à procura de produtos por causa de campanhas publicitárias publicadas em diversos tipos de mídia, TV, rádio, outdoor, jornal, revista, internet, enfim. Sempre fui muito ligado nesse lance de propaganda. E sempre que vejo uma propaganda que eu simpatizo com ela logo de cara, seja por causa de uma frase, de imagens,ou pelo jingle, fico louco para adquirir o produto o mais rápido possível, confesso que sou um grande consumidor. Um caso que já me aconteceu, eu estava viajando com minha família, e estava passando por uma cidade em Pernambuco, e sintonizei na radio local de lá, de repente passa uma propaganda de uma grande promoção do shopping que estava acontecendo na cidade de lá, e ela me despertou a atenção,simpatizei logo de cara, pois era um spot super bacana, no fundo passando uma musica eletrônica, era meio que direcionado para o público jovem, ia ter um grande desfile, não deu outra, eu e minhas irmãs convencemos nossos pais a parar o carro e fazer todos irem para o shopping.

Capítulo 8 – Comunicação persuasiva

“Se um garoto-propaganda é considerado alguém que apresenta uma mensagem porcausa de seu interesse pessoal, a confiança nele será substancialmente menor. Esse efeito aumenta caso sejam usados vários garotos-propaganda em uma campanha publicitária. Se forem contratados garotos-propaganda dignos de confiança para transmitir uma mensagem, aumentará a formação de atitudes positivas. Ao contrário, se forem contratados garotos-propaganda pouco confiáveis, a atitude do...
tracking img