Romanceiro da inconfodencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Nesse trabalho iremos abordar a vida e algumas obras de Cecília Meireles. Em especial o livro “Romanceiro da Inconfidência”, publicado em 1953, é um longo poema narrativo, que procura na História da pátria sua matéria inspiradora. Nessa obra, Cecília Meireles procura evocar os tempos de ouro de Minas Gerais e da Inconfidência Mineira [1789].

Arcadismo

No século XVIIIsuperam-se os conflitos espirituais da época anterior. O período ficou conhecido como Iluminismo ou Ilustração (Conhecido também por "século das luzes": as "luzes" da ciência (razão) contra a ignorância da Inquisição e da mentalidade contra-reformista), e foi marcado por intenso desenvolvimento científico e filosófico. A burguesia se enriquece muito com a Revolução Industrial, que provoca grandestransformações nas estruturas econômicas. A Revolução Francesa, o primeiro grande trunfo político da classe burguesa, provoca também grandes transformações sociais e se espalha pelo mundo.
Esse movimento foi uma retomada aos modelos clássicos greco-latinos e aos modelos do Renascimento-Classicismo, por isso é conhecido também como Neoclassicismo.
O período árcade coincide no Brasil com o ciclo doouro. Minas Gerais - notadamente Vila Rica - é o centro econômico e cultural do Brasil. Entre os fatos históricos dessa época, podemos mencionar: nomeação do Marquês de Pombal como Ministro do rei D. José I; expulsão dos jesuítas de Portugal e dos domínios portugueses pelo Marquês de Pombal, provocando o enfrentamento da influência religiosa no campo cultural; Conjuração Mineira e condenação deTiradentes. A economia da mineração promove o surgimento de uma pequena classe média, cria-se o sistema literário brasileiro. O gosto pela literatura torna-se símbolo de status.
O Arcadismo tem início entre nós com a publicação de Obras Poéticas (1769), de Cláudio Manuel da Costa, e terminam com a publicação, em Paris, da obra "Suspiros Poéticos e Saudades", de Gonçalves de Magalhães (1836).Admite-se uma fase de transição para o Romantismo, que vai de 1808, com a chegada da Família Real, até 1836, início do Romantismo; esse período é denominado de Pré-Romantismo.
São características do Arcadismo o equilíbrio, clareza, simplicidade, redomínio da razão, o bucolismo (campo), o pastoralismo, a imitação da natureza (mímese); há uma tendência ao "alinhamento" dos aspectos dolorosos daexistência, a arte ganha uma finalidade didática moralizante, além de prazerosa; freia-se o impulso pessoal e a subjetividade, devendo ser a poesia descritiva e sujeita ao crivo da razão. Outra característica do Arcadismo (neoclassicismo), era a oposição ao estilo Barroco; pois os neoclássicos defendiam uma arte racional e natural e, assim, eram inimigos do "mal-gosto" e dos "excessos" tão comuns noestilo Barroco, buscando então, uma arte sem antíteses, desequilíbrios ou dilacerações. O poeta, desse movimento, era mais um pintor de situações do que emoções.
Os motivos da poesia árcade são sintetizados em frases latinas extraídas de autores clássicos:
• Carpem diem (aproveita o dia) - desejo de fruição dos prazeres da vida;
• Aurea mediocritas (mediania de ouro) - ideal de herói simples,humilde e honrado;
• Locus amoenus (lugar ameno) - a natureza aprazível e dedicada. Único lugar onde o homem poderia ser feliz;
• Fugere urbem, sequi naturam (fugir da cidade, seguir a natureza) - opção pela vida campestre em oposição à vida citadina;
• Inutilia truncat (corta o inútil) - contra os exageros, o rebuscamento, a extravagância do Barroco.

Inconfidência mineira
IntroduçãoA Inconfidência Mineira foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil. Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial. Ocorreu em Minas Gerais no ano de 1789, em pleno ciclo do ouro.
No final do século XVIII, o Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com a cobrança de altas...
tracking img