Comportamento consumidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3ª AVALIAÇÃO - TRABALHO DA DISCIPLINA DE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

QUESTÕES PARA O TRABALHO

(1ª) Produto para análise mercadológica: REXONA MEN SENSITIVE

a) A compra se dá por necessidade ou desejo:


A compra do produto Rexonamen Sensitive pode se dar por necessidade, em função do consumidor ter a pele sensível e problemas de transpiração excessiva, e também por desejo,em razão dele ter a possibilidade de comprar outros produtos com a mesma função e por um preço menor, embora prefira comprar o Rexona Men Sensitive.




b) Identificar o público-alvo do produto:


O público alvo são especialmente homens adultos das mais diversas faixas etárias com axilas sensíveis que apresentam irritação, desconforto e coceira. Destinado as classes A e B, por teruma estratégia de preço baseada no valor para o cliente, figurando entre os mais caros.


c) O produto é novo no mercado (moda), ou já existe a determinado tempo:


Desde 1967 no Brasil, enquanto no segmento sabonetes, e a partir de 1969, com a linha de desodorantes, a Rexona é uma marca que possui uma liderança consolidada há 16 anos neste mercado consumidor. Na Linha Men, avariante Sensitive foi relançada no mercado em 07 de fevereiro de 2010, com o propósito de alcançar um mercado que cresce cada vez mais no Brasil, o de produtos de higiene e cuidado pessoal masculino, e também para atingir um público masculino que apresenta alguma irritação ou coceira nas axilas, representado por 50% do total.


d) Identificar em que locais ele pode ser encontrado:Rexonamen Sensitive pode ser encontrado nos mais diversos pontos de venda do país, tais como, drogarias (farmácias), lojas do varejo (supermercados e atacados) e em academias de ginástica.

e) Que preço sugeriria ao produto:


Os preços médios que encontramos nas lojas de varejo e drogaria da região de Santa Cruz do Sul: Aerosol (ml?) R$ 8,54 e Rollon (ml?)R$ 5,39.



f) O produto éde origem estrangeira ou não, ou seja, ele é de influência de outra cultura;


A única cultura que determina o consumo deste produto é a nova forma do homem tratar da sua beleza, da quebra de paradigma referente ao padrão de masculino, onde cuidados com a beleza se tornam parte da rotina masculina. No Brasil o uso de produtos de higiene e beleza pessoal tem origem na cultura indígena, quetinha o hábito diário de tomar banho e cuidar do próprio corpo. E a atenção recente demonstrada pelo homem em relação à aparência e ao cuidado corporal se deve ao fato das mulheres terem conquistado maior espaço e independência na sociedade, forçando os homens, antes acomodados, a buscarem de alguma forma recuperar sua importância (status social).







g) Como devem ser as etapas deconsumo para este produto;


As etapas de consumo ocorrem da seguinte maneira:


1. Necessidade/Desejo: Um homem possui excessiva transpiração pelas axilas e necessita de um desodorante antitranspirante, mas por ser uma marca que sugere qualidade, confiança e prestígio, este produto deve ser da Rexona.
2. Informações: O consumidor tende a procurar informações com os amigos maispróximos ou com a sua mulher e também pesquisar em jornais ou assistir à propaganda na televisão para descobrir locais em que o desodorante Rexona é vendido.
3. Avaliação: Pelo fato de ser homem, o consumidor deve optar em comprar em supermercados, por ter um preço mais baixo, ou em farmácias, pelo rápido atendimento que é realizado. Atributos do produto formato da embalagem, toxicidade etambém o cheiro do produto.
4. Decisão: Por ser mais econômico, o homem deve decidir por comprar em um supermercado, de preferência próximo de casa e em horário de pouco movimento.
5. Ação: O homem vai de carro ao estabelecimento (supermercado), se dirige à prateleira e pega o produto e depois passa pelo caixa e paga em dinheiro.
6. Avaliação Pós-Compra: O consumidor pode ficar...
tracking img