Componentes de motores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O motor de combustão interna é um conjunto de peças mecânicas e elétricas, cuja finalidade é produzir trabalho pela força de expansão resultante da queima da mistura de ar com combustível, no interior de cilindros fechados.
Para atender às mais variadas necessidades do atual estado de desenvolvimento tecnológico, os fabricantes constroem motores de todos os tipos.
Assim, encontram-se motores agás, gasolina, óleo diesel, querosene, álcool e movidos com outras misturas dos vários combustíveis existentes.



 O Motor de quatro tempos
Todos os motores funcionam pelo mesmo princípio: queimando combustível, formam-se gases em grande quantidade. Aparece uma pressão grande sobre o pistão, que o empurra para baixo e força o virabrequim a virar. Os motores que funcionam com o processochamado "quatro tempos" são os mais comuns, no mundo inteiro. São conhecidos também como “motores Otto”, porque foram imaginados, pela primeira vez, por um engenheiro alemão chamado Nícolas Otto.




 Bloco do motor
O bloco do motor congrega os cilindros no interior dos quais se encontra o pistão, as aberturas das válvulas e quando arrefecidos a água, as aberturas para a passagem do fluxo deágua. Os cilindros tem a sua superfície num acabamento "espelhado" para evitar as perdas excessivas por atrito do pistão contra sua superfície interna. Atualmente os cilindros são confeccionados em aço ou aluminio, ou ainda, suas ligas para resistir às altas taxas de compressão a que são submetidos, normalmente são feitos em um único bloco para se evitar a formação de perfis de ruptura muitopronunciados. Dentro do cilindro desloca-se o pistão, cujo movimento é subir e descer . Atravessado no pistão, há um pino que fica numa haste chamada biela.


O bloco é a estrutura principal do motor, onde estão agregados, entre outros, os seguintes elementos:
• Cilindros e êmbolos;
• Árvore de manivelas;
• Cabeçote.





 SUBSISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO
Este subsistematem a função de realizar os tempos de funcionamento do motor, sincronizado com o subsistema de conjunto móvel. É constituído por vários componentes que são:
- Cabeçote
- Válvulas de Admissão e Escape
- Comando de Válvulas
- Tuchos


• Cabeçote
É o continente das câmaras de combustão onde é feita a queima da mistura ar/combustível, das velas, também das válvulas, além das passagens para ofluxo de água do sistema de arrefecimento. O cabeçote é construido normalmente em aço ou ligas de alumínio e é separado do bloco do motor para permitir a limpeza do acúmulo de carvão e das válvulas. A junta serve para impedir o escape da pressão dos cilindros.


O cabeçote serve de fixação para as velas de ignição, guias de válvulas, válvulas e mancais de apoio do conjunto dos balancins oucomando de válvulas.
A face inferior do cabeçote deve ser rigorosamente plana para que a vedação da mistura seja a mais perfeita possível.
O cabeçote tem, ainda, cavidades para formar as câmaras de combustão em conjunto com os cilindros. Essas câmaras de combustão precisam ser hermeticamente fechadas para não haver perda de compressão. É por isso que existe uma junta de vedação, instalada entre ocabeçote e o bloco.
A junta do cabeçote tem as funções de vedação entre o bloco e o cabeçote, vedação de um cilindro para o outro, vedação dos dutos de óleo e água. A junta tradicional é fabricada de amianto e recebe reforços metálicos para resistir a altas temperaturas e pressões causadas pela combustão da mistura.


• Guias de válvulas
São fabricadas em latão, ferro fundido ou aço. Têm formacilíndrica e são colocadas sob interferência em perfurações existentes no cabeçote. Em geral, na parte superior encontram-se retentores de válvulas, que fazem a vedação do óleo lubrificante que poderia vazar para dentro das câmaras de combustão.
Como o nome já diz, sua função é de guiar as válvulas, para sua abertura e fechamento, causando a vedação da mistura ar/combustível.

• Sedes de...
tracking img