Comperj rimas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPERJ
> Apresentação do COMPERJ
DADOS:
> COMPERJ- Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro.
> É considerado o maior empreendimento individual da história da Petrobras e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
> O Complexo terá capacidade para processar 150 mil barris/dia de óleo pesado nacional.
>As obras do Comperjiniciaram em 31 de março de 2008. Para a fase de implantação, dados da Petrobras apontam para um horizonte de oito anos, com previsão de finalização da construção e início da operação em 2015, de acordo com Potencial de Desenvolvimento Produtivo elaborado pela FGV. Porém, de acordo com o site da Agenda 21 Comperj, o inicio da operação está previsto para 2013.
> Explicando o COMPERJ: Éconstituído por uma unidade petroquímica de refino de 1ª geração e um conjunto de unidades de 2ª geração que funcionarão de forma integrada. No COMPERJ, o petróleo passará por duas etapas de produção. Na primeira, chegará da Bacia de Campos por dutos e será transformado em produtos petroquímicos básicos (como eteno, benzeno, p-xileno e propeno); na segunda fase, estes produtos virarão resina plástica(polietileno, polipropileno e PET). Numa terceira etapa, fora do COMPERJ, estas resinas plásticas vão se transformar em bens de consumo, como portas de geladeira ou peças de carro, através de empresas que poderão ser atraídas pelo Complexo e se instalar também nos municípios vizinhos e ao longo do Arco Metropolitano, que ligará Itaboraí ao Porto de Itaguaí,.
O COMPERJ também terá produtos típicos de umarefinaria, embora em quantidade reduzida, como: Óleo diesel de alta qualidade – para combustíveis; Nafta – para fabricação de solventes especiais, combustíveis e petroquímicos; Coque – para usinas siderúrgicas; Enxofre – para indústrias químicas.

> Está sendo construído no município de Itaboraí, em uma área de 45 km², o equivalente a 10,5% da área de Itaboraí.




[pic]

O que oCOMPERJ significa para a economia?

Este processo tecnológico representará para o país uma economia superior a R$ 4 bilhões por ano, já que haverá redução na importação de fontes de matéria-prima petroquímica e na exportação do petróleo pesado. Além da geração de emprego e renda, já que a previsão é que a instalação do Comperj crie 200 mil empregos diretos e indiretos. Podendo gerar tambémgrandes oportunidades na indústria da construção civil.


Impacto Ambiental

A definição de impacto ambiental é que “qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociaise econômicas; a biota (conjunto de seres vivos de um ecossistema); as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente, e a qualidade dos recursos ambientais”.
Como o próprio nome já diz, nos RIMAs é necessária a presença de todos os impactos ambientais, tanto sobre o meio físico, como sobre o ambiente biológico e o socioeconômico. Eles foram considerados no RIMA do COMPERJ tanto na fase deplanejamento e construção como na fase de operação. Além disso, é necessária a realização dos estudos sobre o futuro da região após uma futura possível desativação do empreendimento. É necessário, também, ser realizado estudos de cenários futuros com e sem o projeto construído.
Será apresentada agora uma síntese de todos os impactos levados em consideração no relatório em questão.

Impactossobre o meio físico

Os impactos sobre o meio físico são definidos como conseqüências da instalação do COMPERJ na região, desde sua fase de planejamento e construção até sua fase de operação nos solos, na água, na paisagem natural, na drenagem natural da região, na qualidade do ar, barulho entre outros.

Fase de Planejamento e construção

Essa fase é caracterizada por ser anterior à...
tracking img