O brasil corre o risco de sofrer uma bolha imobiliária?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão: O Brasil corre o risco de sofrer uma bolha imobiliária?

Em minha opinião o Brasil não corre o risco de sofrer uma bolha imobiliária devido os seguintes fatores:
1) A análise econcessão de crédito, por parte das instituições financeiras, é bastante criteriosa, exigindo garantias e ainda de 20 a 30% de capital do comprador (tomador de crédito).
2) Embora a demanda e procura noBrasil tenha crescido muito nos últimos anos, a maior parte desta no Brasil é ainda de moradia própria e não somente especulativa. O incentivos do governo para financiamento de imóveis para classe c,alavancaram grande parte deste mercado, para uma categoria que até então viviam de aluguel. Mais de 50% dos lançamentos de 2011 foram de imóveis de 2 dormitórios. (Revista Epoca – abril/2012)
3) NoBrasil não existe um sistema de empréstimo de alto risco, com sistema de hipoteca, onde se pode hipotecar mais de uma vez o mesmo imóvel. Que foi parte do problema ocorrido nos EUA, que ocasionou afamigerada bolha imobiliária.
4) Os preços dos imóveis tiveram uma alta significativa, em algumas regiões mais cobiçadas, e com aquecimento do mercado possibilitou a suba dos valores por m2. Comvalores chegando a R$ 35 mil/m2 em Ipanema (rev. Epoca – abril/2012). Outros bairros nobres em grandes cidades também tiveram aumentos significativos, motivado pela relação ofertaxdemanda. Porém estesbairros sempre foram nobres e tiveram preços mais altos que demais regiões. Eles apenas seguiram uma tendência de valorização geral.
5) Embora estes preços tenham subido significativamente,motivados pelo aquecimento da economia, ainda temos uma demanda superior a oferta, com um grande déficit habitacional. Sendo que nossos valores de m2 não superaram os valores de outras regiões valorizadas domundo.

Conclusão:
Se mantivermos uma política de concessão de crédito rigorosa, mantermos um crescimento sustentável da economia e os compradores continuarem criteriosos na hora de escolher o...
tracking img