Comp organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pequenos Casos da Vida Empresarial: 001/2008
Situação

Em 1990 eu era Supervisor de Engenharia Industrial de uma unidade de um grupo empresarial na área de eletro-eletrônica e mecânica de precisão. Dentro da equipe de Manutenção trabalhava o Marcos (nome fictício) que era Auxiliar de Mecânica e que sempre estava feliz e brincava com todo mundo. De repente, ele começou a deixar de brincar comas pessoas, não parecia estar feliz e quando perguntávamos qual era o problema ele dizia que não era nada. Passado 4 meses assim, no caminho de uma unidade para outra da empresa, ele virou-se para o amigo que o estava acompanhando, disse "tchau!" e se jogou na frente do caminhão que estava passando em alta velocidade.. .. certamente morreu.

Nesse mesmo período a empresa estava passando por umamudança de Diretoria, onde o Diretor Presidente que assumiu não tinha o menor interesse em apoiar os funcionários... bem diferente do Diretor anterior que dava total atenção a todos.

Apuração

Depois eu e todas as pessoas mais chegadas ao Marcos tentamos apurar o que houve e soubemos que a esposa dele havia abandonado a casa, ele estava cuidando sozinho de 4 crianças e as mesmas estavampassando por dificuldades até para conseguir comer, pois a mãe é que detinha a maior renda da família e que mantinha os custos regulares da casa.... depois que ele morreu a mãe voltou para os filhos (não sei bem como isso ocorreu).

Reflexão

01) Se você fosse amigo de trabalho dele o que poderia ter feito para ajudá-lo?
02) Será que a mudança da Diretoria afetou esse caso? Como?
03) Quais açõesas empresas podem fazer de forma preventiva para amenizar problemas como esse?

Comentários do Mauro

Demorei um bom tempo para absorver tudo que ocorreu e cheguei a conclusão que poderia ter dado mais apoio a ele e tentado saber em detalhes o que estava acontecendo. Para conseguir isso percebi que deveria me focar mais em aumentar a qualidade dos meus relacionamentos e tentar não me refrearquando ver um companheiro de trabalho passando por processos de depressão.

Acho que as empresas devem capacitar melhor as pessoas-chave a entenderem melhor o perfil das pessoas e de ter mais desembaraço nos relacionamentos interpessoais. As empresas, mesmo as pequenas, podem ter algumas ações de integração e de monitoramento, certamente vai depender do tipo de operação da empresa, condições ecultura.... Ter boas lideranças pesa muito nesses casos.
Pessoas que ocupam cargos de chefia devem se preocupar principalmente sobre o ambiente de trabalho que estão gerando aos seus colaboradores.
Pois ambientes hostis, geram stress e desmotivação, que dependendo do grau, pode causar problemas de saúde e depressão em algumas pessoas.
Este seu relato Mauro, demonstra a importância que todos osgestores devem ter para com seus colaboradores, não somente em relação a produtividade, mas em qualidade de vida e realização pessoal.



Afinal o que é motivação ? É ser feliz , é enxergar o mundo com outros olhos , é conquistar resultados , é superar obstáculos , é ser persistente , é acreditar nos seus sonhos , é o que ?

Motivação segundo o dicionário é o ato de motivar;exposição de motivosou causas ; conjunto de fatores psicológicos, conscientes ou não, de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, que determinam um certo tipo de conduta em alguém. Sendo assim Motivação está intimamente ligado aos Motivos que segundo o dicionário é fato que levar uma pessoa a algum estado ou atividade. Diante destas definições podemos supor que motivação é muito mais do que imaginamos inicialmenteou seja é tudo isso e nada disso , talvez seja na realidade a origem de tudo isso. Vou tentar explicar.

Motivação vem de motivos que estão ligados simplesmente ao que você quer da vida , e seus motivos são pessoais , intransferíveis e estão dentro da sua cabeça (e do coração também) , logo seus motivos são abstratos e só têm significado pra você , por isso motivação é algo tão pessoal ,...
tracking img