Comp organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
De acordo com Idalberto Chiavenato em seu livro “Comportamento Organizacional e Teoria Geral da Administração”, o Comportamento Organizacional, doravante denominado C.O., pode ser definido comocompreensão, predição e gestão do comportamento humano nas organizações, é uma ciência interdisciplinar e quase independente.
O C.O. passou a fazer parte do dia a dia das organizações à partir do finaldo século XX, o que antes era fechado passou a ser aberto.
As organizações são organismos vivos e inteligentes que se ajustam contínua e incessantemente ao contexto ambiental em que vivem,valorizando o intelectual humano e ainda reconhecendo que os tempos mudaram, que toda a organização necessita estar preparada para as mutações e fatores externos, para que assim garantam a sua sobrevivência,tornando assim necessário o Estudo do C.O.; e para isso o fator humano é primordial, pois as pessoas passam cada vez mais tempo dentro das organizações e a produção não é feita sozinha ouindividualmente e quanto mais complexa a organização, mais ela envolve tentacularmente as pessoas que se tornam dependentes dela.
Não podemos deixar de citar que existem aspectos visíveis e superficiais do C.O.como estratégias, fixação de objetos políticos e procedimentos adotados e ainda os invisíveis como percepção, atitude individual, interação informal, conflito intrapessoal, interpessoal e grupal. Tudoisso torna a organização única, o que influencia no comportamento dos grupos e no resultado final em uma organização.
Com isso podemos concluir que o C.O. está relacionado com o comportamentoindividual onde tratamos a personalidade, atitude, percepção, aprendizagem e motivação do grupo onde falamos de normas, papéis, equipe e conflitos não só no estudo do C.O., mas na prática dentro daorganização.

De acordo com o livro “Comportamento Organizacional” da Coleção Gestão Empresarial, C.O. é um campo de estudo constituído pela compreensão do comportamento individual e dos grupos em...
tracking img