Comp organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO NO TRABALHO.



1.1 Valores

Os valores são determinados por algumas forças que integram o comportamento das pessoas, como percepções, atitudes, motivações, personalidade, aprendizagem, aptidões, habilidades, são variáveis psicológicas que se fazem compreender o comportamento das pessoas.

Segundo o escritor Edward Spranger, os valores são definidos “comoa constelação de preferências, aversões, pontos de vista, deveres, inclinações internas, julgamentos racionais e irracionais, preconceitos e padrões de associação que determinam a visão do mundo de uma pessoa”.

A partir dessa definição podemos enfatizar que essa ideia se torna um padrão ou critério para as pessoas, uma vez que internalizada.

Spranger também elaborou um pensamento onde defineseis tipos de orientação para valores. São eles:

O homem teórico – observa e raciocina, interesse na descoberta pela verdade, se desinteressa pela beleza ou utilidade, tem interesses empíricos e racionais.

O homem econômico – orienta-se para o que é útil, se interessa pelas questões praticas, produção, consumo, uso de recursos e acumulação de riquezas tangíveis.

O homem esteta – seinteressa pelos aspectos artísticos da vida, valoriza a harmonia e a forma, simetria, graça.

O homem social – amor pelas pessoas, valoriza as pessoas, considera o amor como importante componente das relações humanas.

O homem político – orienta-se para o poder, competição desempenha um papel em toda vida.

O homem religioso – valor dominante é a unidade, relaciona-se com o universo de modosignificativo e tem uma orientação mística.

A maneira como os administradores planejam, organizam, e controlam o comportamento dos indivíduos, grupos e organizações, reflete necessariamente e deve ser compatível com seus quadros de valores.

Os valores afetam não só as percepções de fins adequados, mas as percepções de meios adequados, as questões que o administrador julga certo fazer são umaquestão de valor.

1.2 Atitudes

Estado mental de prontidão, organizado pela experiência, e que exerce uma influencia especifica sobre nossa resposta as pessoas, objetos e situações com as quais nos relacionamos.

Estão ligadas a percepção, personalidade, aprendizagem e motivação.

Algumas consequências dessa definição para os administradores são:

Definir as predisposições para comdeterminados aspectos do mundo, fornecer a base emocional das relações interpessoais e estar organizada e próxima ao núcleo da personalidade do individuo.

As pessoas procuram certa coerência entre suas crenças e seus sentimentos em relação aos objetos e a modificação das atitudes dependem da modificação das crenças ou sentimentos. A mudança de um afeta a mudança do outro.

O conhecimento, aafetividade e o comportamento são fatores determinantes para as atitudes. O administrador deve demonstrar que os aspectos positivos superam os aspectos negativos para a contribuição a organização, na forma de bom desempenho, buscando criar atitudes favoráveis ao trabalho.

1.3 Satisfação no Trabalho

A satisfação no trabalho é um instrumento poderoso de diagnostico para avaliação de problemas comfuncionários. O levantamento fornece indicadores de níveis de satisfação dentro da empresa. Áreas especificas de satisfação ou insatisfação. A pesquisa revela como os empregados se sentem em relação aos seus subordinados e serviços.

Os levantamentos de satisfação no trabalho podem acarretar em resultados positivos, negativos ou neutros. Com um planejamento feito de forma correta, as vantagenscertamente aparecerão.

2 PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÕES INDIVIDUAIS

2.1 O que é percepção

A percepção é uma relação entre conhecimento e sentidos. É a interpretação de determinadas situações tomando como exemplo experiências correspondentes. A percepção refere-se a aquisição de conhecimento especifico sobre objetos ou eventos que estimulam diretamente os sentidos.







2.2 Fatores...
tracking img