Literatura de cordel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A comunicao entre os individuos ocorre atraves da linguagem em suas inumeras formas. Diversos estudos lingüísticos propiciaram o surgimento de inúmeras teorias sobre vários aspectos da linguagem. Nos últimos anos, identifica-se o uso de linguagens alternativas, para promover significado ao ensino, como a literatura de cordel.
A linguagem não está restrita ao âmbito da comunicação, mas também aoâmbito da memória do registro do movimento que o homem realiza na construção de sua história. A memória registra o movimento que o homem efetua na sua historicidade e, as mudanças ocasionadas pelo desenvolvimento da raça humana.. Tais mudanças chegaram ao âmbito dos meios de comunicação, o que propiciou um avanço significativo nas formas de comu- nicação. Todos esses aspectos fazem parte damemória humana, ou seja, da sua
necessidade de estabelecer comunicação e, acima de tudo, de registrar produção a cultural da humanidade.
Podemos concluir que a linguagem consiste num produto histórico cultural, uma vez que sofre o crivo do tempo e, especialmente, pelo fato de propiciar a produção de conhecimento de mundo (do passado, do presente, da mentalidade de uma época, de outras civilizações,etc.).
Atualmente identificamos o uso de linguagens alternativas e novas formas de apresentar conteúdos. Entre elas, destacamos aqui, a literatura de cordel, como linguagem alternativa para promover significado ao ensino.
A literatura de cordel consiste numa poesia de caráter popular, que originalmente era realizada apenas oralmente. No entanto, após alguns anos, ela passou a ser realizada deforma escrita ou impressa em folhetos. Um dos pontos mais relevantes acerca desse tipo de literatura que destacamos aqui é a sua relação com a perspectiva interdisciplinar. A interdisciplinaridade consiste na junção de componentes curriculares ou áreas de conhecimento diferentes, tendo como objetivo a construção do conhecimento conjunto.
A literatura de cordel pode ser definida como patrimônio dacultura nordestina, na medida em que propicia o resgate histórico da cultura tradicional. Suas historias, principalmente as mais antigas, foram contadas de gerações para gerações, o que relaciona esse tipo de literatura com a memória e com os registros das realizações humanas. Ela reflete as vivências, a imaginação, a fé, a devoção do povo nordestino e, por conseguinte, possibilita a investigação dosmais diversos processos culturais. Desse modo, podemos considerar o cordel como um espaço de vivencias coletivas.
No entanto, ela não se restringe aos aspectos materiais, mas também engloba os imateriais (ideologia). Por meio de seus versos rimados, ela retrata os valores nordestinos e, simultaneamente, convida a refletir acerca da realidade social. Como esse tipo de literatura carrega a herançacultural de diversos grupos e sociedades, podemos considerá-la como prática sócio-discursiva.
uma vez que ela não se limita às suas possibilidades comunicativas, mas também tem como pretensão influenciar a atitude do leitor, persuadi-lo e modificá-lo. Tal situação se deve ao fato do ser humano ser inacabado e estar em constante mutação (formação).
Diante dessa acepção, concebemos a literaturade cordel como recurso didático que possibilita a inserção de idéias para atuação na sociedade, visto que esse tipo de literatura constrói um conhecimento associado à realidade.
A literatura de cordel está atrelada com interdisciplinaridade, já que aborda diversas temáticas e, sobretudo, novas abordagens e formas de ensino. “As alternativas pedagógicas, no sentido de encontrar soluções para amelhoria da qualidade das aulas, são inúmeras e o esforço do professor no sentido de adaptar metodologias de ensino com conteúdos específicos é grande” (FONSÊCA, 2008, p, 5). Além disso, por meio dela temos a possibilidade de trabalhar vários temas transversais (temas que levam a refletir acerca de questões sociais). Essa perspectiva traz à tona a relação entre a construção do conhecimento e...
tracking img