Literatura de cordel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A literatura de cordel é um gênero literário escrito para o povo e que ao longo dos anos serviu para veicular a informação que algumas vezes era mais rápida que o jornal. 

O cordel originou-se emrelatos orais e depois se popularizou na forma “impressa em folhetos” dê no Brasil ser conhecido também como folheto.

Os folhetos eram pendurados em barbantes (cordéis ou barbantes em Portugal) evendidos, por isso a popularização do seu nome literatura de cordel. O Renascimento deu início a impressão de relatos orais que persiste até hoje.

Em Alagoas um grande nome do cordel é JorgeCalheiros que em entrevista a televisão relatou mais de 50 anos de dedicação ao folheto.

MULHÉ FEIA de Jorge Calheiros

"Eu pensei em passear
na casa do meu avô
a peste na minha cola
e dizendo eutambém vou
quando ela entrou no carro
foi morrendo o cobrador."




Como afirmou o poeta Carlos Drummond Andrade: “A poesia de cordel é uma das manifestações mais puras do espírito inventivo, dosenso de humor e da capacidade crítica do povo brasileiro”. Os cordelistas costumam contar histórias de vida e fatos do cotidiano, geralmente não possuem escolaridade, mas têm uma sabedoria e memóriainvejáveis.
Essas são características da literatura de cordel, que teve sua origem no Renascimento, com os relatos dos trovadores.
Os folhetos são pendurados em cordões para que fossemcomercializados, por isso, a cultura ganhou o nome de cordel e virou marca no Nordeste do Brasil.

Situação dos cordelistas em Alagoas:
Mesmo com pouco incentivo, em Alagoas vários poetas sobrevivem daliteratura de cordel, fazendo criticas ao sistema político e exaltando a figura do sertanejo, com uma linguagem popular, cheia de humor e sabedoria.
O poeta Jorge Calheiros, 74 anos, grande nome do cordelem Alagoas, começou a escrever literatura de cordel há 37 anos. Hoje, ele possui 89 edições publicadas e com uma memória surpreendente, desse número ele sabe 55 versos de cor. É o poeta que tem...
tracking img