A literatura de cordel é um gênero literário escrito para o povo e que ao longo dos anos serviu para veicular a informação que algumas vezes era mais rápida que o jornal.
O cordel originou-se emrelatos orais e depois se popularizou na forma “impressa em folhetos” dê no Brasil ser conhecido também como folheto.
Os folhetos eram pendurados em barbantes (cordéis ou barbantes em Portugal) evendidos, por isso a popularização do seu nome literatura de cordel. O Renascimento deu início a impressão de relatos orais que persiste até hoje.
Em Alagoas um grande nome do cordel é JorgeCalheiros que em entrevista a televisão relatou mais de 50 anos de dedicação ao folheto.
MULHÉ FEIA de Jorge Calheiros
"Eu pensei em passear
na casa do meu avô
a peste na minha cola
e dizendo eutambém vou
quando ela entrou no carro
foi morrendo o cobrador."
Como afirmou o poeta Carlos Drummond Andrade: “A poesia de cordel é uma das manifestações mais puras do espírito inventivo, dosenso de humor e da capacidade crítica do povo brasileiro”. Os cordelistas costumam contar histórias de vida e fatos do cotidiano, geralmente não possuem escolaridade, mas têm uma sabedoria e memóriainvejáveis.
Essas são características da literatura de cordel, que teve sua origem no Renascimento, com os relatos dos trovadores.
Os folhetos são pendurados em cordões para que fossemcomercializados, por isso, a cultura ganhou o nome de cordel e virou marca no Nordeste do Brasil.
Situação dos cordelistas em Alagoas:
Mesmo com pouco incentivo, em Alagoas vários poetas sobrevivem daliteratura de cordel, fazendo criticas ao sistema político e exaltando a figura do sertanejo, com uma linguagem popular, cheia de humor e sabedoria.
O poeta Jorge Calheiros, 74 anos, grande nome do cordelem Alagoas, começou a escrever literatura de cordel há 37 anos. Hoje, ele possui 89 edições publicadas e com uma memória surpreendente, desse número ele sabe 55 versos de cor. É o poeta que tem...
...popular!
LITERATURA DE CORDEL
É que os cordéis sempre são
Histórias bem trabalhadas,
Possuem linguagem fácil,
Estrofes sempre rimadas,
Versos sempre bem medidos,
Palavras cadenciadas.1
poeta repentista Silvino Pirauá de Lima (1848-1913).
A xilogravura (arte de entalhar desenhos na madeira)
foi introduzida a partir dos anos 1930, por causa da
necessidade que os poetas sentiram de ilustrar as
capas dos seus livretos com desenhos...
...Literatura de CordelLiteratura de Cordel é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. Remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais, e mantém-se uma forma literária popular no Brasil. O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis...
...Literatura de Cordel
Homenagem aos funcionários da Escola Inácia Rodrigues Moreia
Neste ano de 2014
É muito sucesso para contar
Desde a lotação dos professores
Cada um no seu lugar.
A alegria foi tanta
Que o resultado apareceu
Cada aluno progrediu
E ninguém se arrependeu.
E se tratando de professor
Quero aqui me dedicar
Tia Edneide, Tia Rita e Ana Paula
Que do infantil veio a cuidar.
A professora Tia Maria
teve que se ausentar
Pois um probleminha de saúde veio
E...
...FACULDADES NETWORK
MARINALVA GOMES DOS SANTOS DA SILVA E SILVANA BARROS
METODOLOGIA
LITERATURA DE CORDEL
NOVA ODESSA SP
2013
MARINALVA GOMES DOS SANTOS DA SILVA E SILVANA BARROS
METODOLOGIA
LITERATURA DE CORDEL
Resultado Pesquisa de Campo, apresentado às...
...INTRODUÇÃO
A literatura de cordel, forte cultura nordestina, nos proporciona uma rica leitura em romantismo, contos de lendas, e até mesmo nos leva a refletir sobre alguns problemas sociais.
Arte de tal importância, ouviu soar as trombetas fúnebres em meados dos anos de 1980, com a morte de alguns de seus principais autores .
Felizmente as previsões não se confirmaram e a literatura de cordel atravessou mais uma fase tempestuosa para...
...Literatura de cordel:
O Leão, a feiticeira e o Guarda-roupa
Instituto Francisco de Assis
O Leão, a feiticeira e o Guarda-roupa
Há muito tempo atrás
Num lugar que só a lembrança traz,
Quatro crianças num guarda-roupa foram se esconder
E um novo mundo vieram a conhecer.
O mundo de Nárnia, sem dúvida, era impressionante
E o fruto da terra, exuberante!
Pena que num inverno de 100 anos vieram a se esconder
Pois Aslam não voltou a aparecer.
Agora, a...
...Alunos-alvo em potencial 7º ano Ensino Fundamental
Esfera escolhida* Literatura
Funcionamento dessa esfera*
Gêneros que nela circulam
Contos, romances, telenovelas, música, filme, crônicas,peças de teatro, poema etc.
Suportes e mídias em que esses gêneros circulam
Suportes – livros, CD, audiolivro, revistas, jornais ,cinema e TV.
Mídias – impressas e digitais
Gênero(s) escolhido(s) para serem objetos de ensino* Poema de Cordel
Características...
...Capítulo 1.1 A História da Literatura de Cordel
Segundo Abreu (2001), a primeira notícia que se tem sobre a literatura de cordel, veio de Portugal exclusivamente da parte da lusitana, o mesmo vincula-se ao nome de Gil Vicente, que publicou, sob esta forma algumas de suas peças. Parece claro que a produção vicentina não se orientava, prioritariamente, para esse tipo de publicação, visando, em primeira instância, a encenação...
{"essaysImgCdnUrl":"\/\/images-study.netdna-ssl.com\/pi\/","useDefaultThumbs":true,"defaultThumbImgs":["\/\/assets.trabalhosfeitos.com\/stm\/images\/placeholders\/default_paper_2.png","\/\/assets.trabalhosfeitos.com\/stm\/images\/placeholders\/default_paper_3.png","\/\/assets.trabalhosfeitos.com\/stm\/images\/placeholders\/default_paper_4.png","\/\/assets.trabalhosfeitos.com\/stm\/images\/placeholders\/default_paper_5.png"],"thumb_default_size":"160x220","thumb_ac_size":"80x110","isPayOrJoin":false,"essayUpload":false,"site_id":3,"autoComplete":false,"isPremiumCountry":false,"userCountryCode":"US","logPixelPath":"\/\/www.smhpix.com\/pixel.gif","tracking_url":"\/\/www.smhpix.com\/pixel.gif","cookies":{"unlimitedBanner":"off"},"essay":{"essayId":63461962,"categoryName":"Diversos","categoryParentId":null,"currentPage":1,"format":"text","pageMeta":{"text":{"startPage":1,"endPage":4,"pageRange":"1-4","totalPages":4}},"access":"premium","title":"Literatura de cordel","additionalIds":[],"additional":[],"loadedPages":{"html":[],"text":[1,2,3,4]}},"user":null,"canonicalUrl":"http:\/\/www.trabalhosfeitos.com\/ensaios\/Literatura-De-Cordel\/63461962.html","pagesPerLoad":50,"userType":"member_guest","ct":null,"ndocs":"2.400.000","pdocs":"","cc":"10_PERCENT_1MO_AND_6MO","signUpUrl":"https:\/\/www.trabalhosfeitos.com\/assine\/","joinUrl":"https:\/\/www.trabalhosfeitos.com\/join.php","payPlanUrl":"\/join.php?join_type=pay\u0026amp;plan=3402","upgradeUrl":"\/join.php?join_type=upgrade","freeTrialUrl":null,"showModal":"get-access","showModalUrl":"https:\/\/www.trabalhosfeitos.com\/assine\/?redirectUrl=https%3A%2F%2Fwww.trabalhosfeitos.com%2Fjoin.php","joinFreeUrl":"\/dashboard\/contribute?newuser=1","siteId":3}