Como surgiu o universo?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como surgiu o universo, a vida e o ser humano? Como constituem-se essencialmente as coisas como a matéria a energia o espírito, a própria realidade?
Do mito e a religião à astrofísica e a biologiaatual muitas explicações foram formuladas, levantando uma nova questão para buscar uma teoria que servisse de explicação para as nossas perguntas.
A Filosofia junto a Ciência procura indagar deforma racional e metódica essas questões, porém no campo filosófico as investigações que envolvem o mundo e a realidade cabe a metafísica o aprofundamento, pois ela busca a realidade fundamental ou seja aessência das coisas.
Sabemos que o problema do mundo e de como surgiram todas as coisas já habitava a mente humana desde épocas mais remotas, encontramos nas primeiras explicações como nas lendas enos mitos exposições sobre a origem e a formação do universo.
A palavra cosmos é de origem grega, que significa “universo ordenado” , para os gregos segundo a narrativa mítica o surgimento do cosmosfoi dado por um conjunto de deuses, da união das divindades nasceram outras, formando outros deuses e semideuses, desta forma a força o fenômeno natural estava simbolicamente representado nos serdivino ou sobrenatural, o que levava a entender a origem do universo através da cosmogonia.
A filosofia procurava saber qual era o princípio ordenador do cosmos, ou seja, do universo, o mito já nãoservia mais para explicar a ordem do mundo, tornando necessário o uso do pensamento racional para tentar uma explicação, no século VII a. C os primeiros filósofos gregos chamados pré-socráticos, iniciaramum processo de substituição da cosmogonia (explicações míticas- religiosas) por uma cosmologia ( explicações racionais-filósoficas).
A investigação empreendida pelos pensadores pré-socráticoscaracterizou-se principalmente pela busca da arché, um principio que deu origem a tudo que existe, dedicaram-se a investigar diretamente o mundo físico, a natureza (physis em grego), e contribuíram com a...
tracking img