Como ser um bom palestrante.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 54 (13274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Como ser um bom palestrante
Roteiro de planejamento
Identifique o assunto, busque as informações. Para que uma apresentação seja bem planejada, sua primeira atitude deve ser a de identificar qual o assunto que pretende desenvolver. Depois que você identificar qual é o assunto, elabore a linha de argumentação que pretende utilizar — estatísticas, pesquisas, estudos técnicos e científicos, etc.Todo planejamento tem uma razão ou necessidade, o quanto antes for definida a necessidade da situação, mais chances se terá de conduzir uma apresentação marcante.
Assunto
Este é mais um ponto crucial para o sucesso da sua apresentação. Seja qual for o motivo que seja preciso falar em público, provavelmente não será para defender uma idéia qualquer, e sim para defender uma opinião formadaatravés de muito estudo e pesquisa o que é extremamente necessário, principalmente se você não conhecer muito bem o assunto.
Transmitindo o assunto
Tópicos são os assuntos ou pontos que você deverá abordar para que a palestra cumpra o objetivo definido. Liste os tópicos em uma seqüência lógica, que ajude o ouvinte a acompanhar seu raciocínio. Tenha começo meio e fim, guarde essa regrinha simples emuito útil para organizar uma apresentação. Ao anunciar qual o assunto que irá desenvolver a platéia acompanhará seu raciocínio com mais facilidade, porque saberá aonde deseja chegar, em seguida, transmita a mensagem sempre facilitando o entendimento dos ouvintes.
Publico Alvo
Pesquise o grau de escolaridade, cultura, empresa que trabalha etc. Se o local for pequeno, será grande a chance de serinterrompido por um expectador. Fale com propriedade. Nada de invenções ou histórias mirabolantes. Isto causará desconfiança por parte da platéia e alguém pode querer mostrar que sabe mais que você. Concentre-se na sua platéia, não em você
.Recursos Visuais
Recursos visuais são pontos importantes de apoio em uma apresentação. Tanto para audiência quanto para o apresentador. No primeiro caso,permite aos integrantes da audiência organizar o material apresentado verbalmente e a proposta a ser analisada. No segundo caso, o apresentador visa manter sua linha de raciocínio para não fugir do tema abordado, expondo somente pontos importantes sem se prolongar no tempo de apresentação. Ressalta-se que os recursos devem ser utilizados como recursos auxiliares e não assumir o papel principal, poiso domínio da transmissão do assunto deve ser do apresentador.
O Palestrante
O palestrante, às vezes, precisa parecer um ator e a grande maioria deles, faz uso de linguagens corporais. Entende-se aqui como "palestrante" qualquer pessoa que irá fazer uma apresentação de idéias, seja como profissional de comunicação, seja como funcionário de uma empresa participando de uma reunião, ou seja, umuniversitário apresentando um seminário. Ele está ali a fim de entregar valor à audiência, e esse valor depende de vários fatores.
Linguagem corporal
A linguagem corporal corresponde a todos os movimentos gestuais e de postura que fazem com que a comunicação seja mais efetiva. A gesticulação foi a primeira forma dos indivíduos se comunicarem. Com o aparecimento da palavra falada os gestos foramtornando-se secundários, contudo eles constituem o complemento da expressão, devendo ser coerentes com o conteúdo da mensagem.
Postura
Mantenha uma postura e gestos abertos. Não fique rígido, mas não se mexa ou gesticule demais, fique relaxado e confiante. Quanto maior confiança nos seus gestos, melhor será a sua desenvoltura perante seu publico. Procure sempre ficar ereto, com uma posturarelaxada.
Como usar a voz
Muito do que transmitimos, não está no conteúdo da mensagem,
mas em como expressamos os sentimentos através da nossa voz. Por isso, todo cuidado é pouco,  da mesma forma que percebemos a carga  emocional de um interlocutor, o nosso cliente também percebe como estamos. Além disso, precisamos falar com clareza, pronunciar todos os sons
das sílabas das palavras,...
tracking img