Discurso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Emissor ou fonte
É o indivíduo, ou grupo de pessoas, ou organização com ideias, intenções, necessidades, informações, enfim, com uma razão para se empenhar na comunicação.

Mensagem
Na comunicação humana a mensagem existe em forma física: há a tradução de ideias, intenções e objectivos num código. O emissor utiliza uma combinação de signos e símbolos para expressar asua intenção comunicativa.

Canal
É o condutor da mensagem, o meio que permite a circulação da informação enviada pelo emissor.

Receptor
É o alvo da comunicação. É o indivíduo ou audiência que recebe e descodifica a mensagem. Constitui o elo mais importante do processo, pois se a mensagem não atingir o receptor, de nada serviu enviá-la.

LINGUAGEM CORPORAL

Definição
A linguagemcorporal é aquela que se transmite por meio de gestos e posturas. Os
estudos sobre a linguagem corporal analisam as emoções que se transmitem por
meio do movimento, tais como a expressão facial e o movimento dos olhos, das mãos, das pernas, dos pés e do corpo em geral. Esses estudos, em conjunto ou
separadamente, nos indicam o estado de ânimo e as intenções da pessoa, bem
como as característicasindividuais da personalidade, tais como segurança,
timidez, violência, desejo de posse, concorrência, etc. Podemos dizer, então, que
a postura expressa as atitudes e os sentimentos das pessoas.
LINGUAGEM CORPORAL
Poucas pessoas sabem o quanto é importante conhecer e saber usar adequadamente a linguagem corporal no trabalho. A entonação correta de voz, gestos equilibrados, bem como manter adistância ideal da outra pessoa são movimentos fundamentais para o bom desempenho profissional. E ainda é preciso evitar as gafes corporais, que podem comprometer uma trajetória na empresa. “O corpo diz muita coisa, por isso é sempre bom estar atento a cada gesto. Às vezes, uma atitude malpensada pode trazer, como conseqüência, a demissão”, assegura a consultora de Recursos Humanos da Downtown do Rio deJaneiro, Ingrid Lima.
Os estudiosos Allan e Barbara Pease descobriram em suas pesquisas que 93% da comunicação humana é feita por meio de expressões faciais e movimentos do corpo. Portanto, é um dos fatores mais importantes nas mensagens. “Embora a sociedade atual privilegie a linguagem mental muito mais do que a linguagem corporal, é por intermédio do gestual que o ouvinte recebe a maior parteda mensagem”,explica a consultora organizacional especializada em Integração e Motivação, da LuHn Movimentos Diferenciados, Lana Barbieri.
A comunicação corporal, na maioria das vezes, é a forma mais sincera de comunicar sentimentos e perceber como alguém está no momento. Muitas vezes, pode não ser perceptível, mas um simples gesto de cruzar os braços ou aumentar o tom da voz é captado por quemouve muito mais do que se pensa. Por isso, não adianta camuflar sentimentos. Afinal, é a linguagem não verbal do dia-a-dia que traz à tona todas as emoções. “O corpo expressa toda a alegria, raiva e o desapontamento que estamos sentindo no momento. A linguagem corporal é o espelho da linguagem verbal, o espelho da alma”, explica Lana.
No ambiente de trabalho essa linguagem silenciosa tem um pesoque poucos se dão conta. Só que ela é crucial na ascensão profissional ou mesmo no pedido de um aumento salarial. “Tentar conseguir algum bônus do chefe, por meio de uma postura autoritária e evasiva, pode trazer um resultado desastroso”, exemplifica Ingrid. Dependendo do gesto ou mesmo da postura corporal, o final da conversa pode até resultar em demissão.
Por causa de uma postura corporalinadequada, um funcionário fica até marcado para sempre na empresa. No entanto, não é preciso desespero. Compreender os sinais corporais transmitidos em uma conversa profissional é mais fácil do que se imagina. Um bom treino e observação podem ajudar a melhorar o desempenho no assunto. Um dos pontos básicos é prestar atenção na comunicação verbal e no próprio gestual. É importante ter em mente que as...
tracking img