Metodologia do trabalho cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Revista de Sistemas de Informação da FSMA n. 6 (2010) pp. 3-10 http://www.fsma.edu.br/si/sistemas.html

Uma Reflexão sobre a Pesquisa em Ciência da Computação à Luz da Classificação das Ciências e do Método Científico
Raul Sidnei Wazlawick

t Resumo — Este artigo apresenta uma reflexão sobre a Ciência da Computação e o Método Científico. Inicialmente discutem-se as diferentes facetas daComputação frente à classificação das ciências e observa-se que diferentes subáreas da Computação podem ser caracterizadas dentro de diferentes subclassificações da Ciência. As principais correntes filosóficas que definem o que se conhece como método científico e sua influência nas pesquisas em Computação são apresentadas. Finalmente discute-se a diferença entre Ciência e tecnologia e os graus dematuridade em trabalhos em Computação. Palavras-chave — Pesquisa em Ciência da Computação, Método Científico, Classificação das Ciências, Formas de Pesquisa, Ciência e Tecnologia.

I. INTRODUÇÃO

A

COMPUTAÇÃO ora é classificada entre as ciências exatas ora entre as engenharias. Mas algumas subáreas são bastante próximas das ciências sociais e humanas. Anais de eventos em subáreas distintas sãotão diferentes entre si que por vezes um membro de uma subárea tem dificuldade em entender o jargão ou mesmo a metodologia da outra. Ciência exata ou inexata, dura ou mole, empírica ou formal, este artigo analisa a Computação à luz das ciências e do método científico, visando esclarecer aos praticantes da Ciência da Computação a riqueza e variedade desta área de pesquisa. Este artigo é umareflexão e por isso não segue a formatação normal de artigos de pesquisa. Não há também a pretensão de que este seja um estudo completo e definitivo sobre o assunto. Seu objetivo é explorar e levantar questões, e refletir sobre elas mais do que respondê-las. II. A COMPUTAÇÃO E A CLASSIFICAÇÃO DAS CIÊNCIAS

Raul Sidnei Wazlawick possui Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal deSanta Catarina (1988), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e Pós-Doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (1998). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal de Santa Catarina e Conselheiro Suplente da Sociedade Brasileira de Computação.ExDiretor Acadêmico do Campus de Araranguá da UFSC, ex-representante do Brasil no Comitê Técnico de Educação (TC3) da International Federation for Information Processing (IFIP), e ex-Chair do Working Group on ICT and Higher Education (WG3.2) da IFIP. Foi coordenador do Mestrado em Ciência da Computação da UFSC de 2004 a 2007 e coordenador do Bacharelado em Ciência da Computação da UFSC entre 1995 e1997. É autor do livro “Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos”, publicado em 2004 pela Elsevier, elaborado a partir de quase 20 anos de experiência acadêmica e de consultoria empresarial na área e autor do livro "Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação", Elsevier, 2009. Tem experiência na área de Engenharia de Software, atuando principalmente em sistemasorientados a objetos e sistematização do processo de desenvolvimento de software (UML e UP). Foi membro da Comissão de Especialistas de Ensino em Ciência da Computação do MEC, coordenador da Comissão Especial de Informática na Educação da SBC e coordenador de vários eventos nacionais e internacionais, incluindo o Congresso da SBC (2002), o Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software SBES (2006) e o IFIPWorld Conference on Computers in Education (2009). Criou e foi editor da Revista Brasileira de Informática na Educação da SBC entre 1997 e 2001. Orientou teses de doutorado, mestrado e trabalhos de graduação. Participa dos comitês de programa de dezenas de eventos científicos nacionais e internacionais.

Segundo a Wikipedia (1), a Ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento...
tracking img