Bio atividade 3 ano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE DE BIOLOGIA PARA A PROVA MENSAL
1 - Parte da bile produzida pelo nosso organismo não é reabsorvida na digestão. Ela se liga às fibras vegetais ingeridas na alimentação e é eliminada pelas fezes.
Recomenda-se uma dieta rica em fibras para pessoas com altos níveis de colesterol no sangue.
a) Onde a bile é produzida e onde ela é reabsorvida em nosso organismo?
A bile é produzida nofígado e, posteriormente, reabsorvida no intestino delgado.
b) Qual é a relação que existe entre a dieta rica em fibras e a diminuição dos níveis de colesterol no organismo? Justifique.
As fibras provocam uma eliminação maior da bile, portanto, mais colesterol é requerido pelo fígado para a síntese da bile. Neste caso, há uma redução do colesterol circulante.
2 - Apenas as moléculas mais simplesdos alimentos podem ser eficientemente absorvidas pelo intestino. Assim, a maior parte dos alimentos ingeridos, para ser aproveitada pelo corpo, precisa ser quimicamente processada por hidrólise. O quadro a seguir relaciona algumas propriedades de quatro classes de hidrólises encontradas na cavidade do tubo digestores, todas com faixa de pH ideal entre 7,0 e 8,0.
 TABELA DE HIDROLASES
Identifiqueuma enzima correspondente a cada classe, indicando os seus respectivos produtos.
 
Classe A - enzima: amilase salivar (ptialina) ou amilase pancreática (amilopsina); produto: maltose.
Classe B - enzima: tripsina, quimotripsina ou peptidases; produtos: peptídios e aminoácidos.
Classe C - enzima: lactase; produtos: glicose e galactose.
Classe D - enzima: lípase pancreática; produtos: di emonoacil gliceróis, ácidos graxos e glicerol.
 3 - O esvaziamento gástrico excessivamente rápido pode levar à formação de uma úlcera duodenal. Já a regurgitação do conteúdo duodenal pode contribuir para a formação das úlceras gástricas.
Em relação à afirmação acima, responda:
a) A afirmação é verdadeira? Justifique sua resposta.
 A primeira afirmativa sim, pois, o conteúdo estomacal é muito ácidoe, assim, pode haver formação de feridas na mucosa duodenal pela ação do suco gástrico, rico em HCl.
A segunda afirmativa é falsa, pois, o conteúdo duodenal tem caráter básico, devido à presença de bicarbonato presente no suco pancreático que é lançado no duodeno.
b) Comente o controle hormonal da digestão no estômago e no intestino.
A chegada do bolo alimentar ao estômago estimula a secreção degastrina, hormônio produzido pela parede estomacal. Esse hormônio estimula a secreção de HCl pelo estômago, além de aumentar a mobilidade gástrica.
A chegada de HCl ao intestino delgado o estimula a secretar o hormônio secretina, o qual estimula a secreção do suco pancreático, contendo bicarbonato. Além disso, inibe a mobilidade estomacal.
A chegada de gorduras e peptonas no intestino delgado oestimula a produzir pancreozimina (colecistocinina). Esse hormônio estimula a liberação de enzimas pancreáticas e, também, estimula a liberação de bile pela vesícula biliar.
A presença de gorduras no duodeno também estimula a produção de enterogastronas pelo intestino delgado, hormônio que inibe a motilidade gástrica.
4- Descreva o caminho que o ar atmosférico percorre no aparelho respiratóriohumano, citando seus segmentos anatômicos e explicando a diferença na composição do ar inspirado e expirado.
O ar penetra pelas fossas nasais, passa pela faringe, laringe e traquéias e chegando aos pulmões, onde segue pelos brônquios e bronquíolos até chegar aos alvéolos, onde ocorrem as trocas gasosas. A diferença entre o ar inspirado e expirado está na concentração de oxigênio e gás carbônico.No ar inspirado há maior quantidade de oxigênio e menor de gás carbônico. No ar expirado ocorre o contrário, há maior concentração de gás carbônico e menor de oxigênio.
5- Com relação á respiração dos mamíferos, responda:
a) Cite a seqüência correta e ordenada das estruturas do aparelho respiratório humano por onde passa o ar inspirado. 
b) Explique o que é, e dê a função do diafragma. 
c)...
tracking img