A importancia de novas metodologias no ensino de história: reailidade e desafios para alunos e professores.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DE NOVAS METODOLOGIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: REAILIDADE E DESAFIOS PARA ESCOLA E PROFESSORES. Cristiane Lima da Silva1 Luciano Everton Costa Teles2 RESUMO
O presente artigo tem por objetivo mostrar a importância de novas metodologias didático-pedagógicas disponíveis a partir da implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, dos Parâmetros Curriculares Nacionais e daanalise de autores renomados sobre o referente assunto. Este trabalho busca esclarecer os benefícios sobre o processo de ensino-apredizagem e a inclusão de novas metodologias de ensino. Hoje a educação exige do professor criatividade para atender os interesses dos discentes, o que evidência a separação da exposição oral. Destacar os benefícios trazidos por essas mudanças e como foram incorporadasno dia-a-dia da aprendizagem nas escolas. Assim, pretendeu-se, apresentar um estudo objetivo, didático e consistente sobre um processo histórico de introdução de novas metodologias na educação a partir dos anos 80 até a contemporaneidade, exemplificando os benefícios e os cuidados que devem ser tomados pelo corpo docente da escola.

Palavras-Chave: Metodologia, escola, aprendizagem.

ABSTRACTThis article aims to show the importance of new educational-learning methodologies are available from the implementation of the Law of Directives and Bases of National Education, the National Curriculum and analysis from renowned authors about the subject matter. This paper seeks to clarify the benefits of the process of teaching and lerning and the inclusion of new teaching methodologies.Today's teacher education requires creativity to serve the interests of students, the evidence that the separation of oral exposure. Highlight the benefits brought by these changes and how they were incorporated into the dayto-day learning in schools. Thus, it was intended to present a study objective, informative and consistent on a historical process of introducing new approaches in education from 80years until the present, illustrating the benefits and care should be taken by the school faculty.

Key-words: Methodology, school, learning

1 2

Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em História da UNINILTON LINS. Professor Mestre em História Social/UFAM, professor e orientador de T.C.C. do Centro Universitário Nilton Lins.

2

1. INTRODUÇÃO

Este artigo tem por finalidademostrar que a realidade do ensino de História começou a ter sua história modificada no final dos anos 80. Essa transformação se acentua ainda mais com a implantação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996 e dos Parâmetros Curriculares Nacionais em 1998. Assim, passou a se estabelecerem novos métodos, didáticas, propostas e conceitos de ensino, onde a educação objetivou comoprioridade a inclusão e a universalização do direito do acesso a escola, ou seja, as escolas deixaram de ser um direito da elite para se tornar um direito das massas. Os PCNs3 e da LDB4 possibilitaram o surgimento de novas metodologias de ensino de História. Esse processo tem por objetivo, formar um cidadão completo de forma crítica e analítica dos fatos históricos trazendo para a sala de aula umainteração entre o aluno e o professor de forma a problematizar os fatos abordados. Esta pesquisa aborda de forma reflexiva os fatores transformadores que estão fazendo a educação tradicional ser cada vez mais criticada e rotulada como insuficiente para suprir as necessidades sócio-educativas dos alunos. Influenciada por novas tecnologias e propostas de ensino estão cada vez mais se diversificando ecolocando a disposição dos professores vários recursos para que a aula de história se torne cada vez mais interessante e mais crítica, interagindo com os alunos utilizando novas fontes como filmes, internet, slides e entre outros. Como aporte metodológico, foi utilizado o método qualitativo dialético com pesquisa bibliográfica no sentido de estabelecer uma discussão a respeito do tema. O artigo...
tracking img