Consciencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSCIENCIA

CONSCIENCIA COMUM NO ESTADO DE VIGILIA

Durante o estado de vigília, as percepções misturam-se com as memórias, imagens, fantasias e ideias. A atividade mental de divulgação sem um objetivo especifico, e as vezes chamada de consciência comum no estado de vigília ou pensamento não dirigido.

. POSTURA E FOCO

A postura influencia a consciência. Quando andamos, a atenção eatraída pelo meio ambiente, e nos concentramos na realidade objetiva.

O foco interno presta-se a funções complementares. Ele mantem as pessoas alertas, quando de outra forma poderiam adormecerem por enfado ou sonolência, e ajuda a lidar com o estresse..

. RITMOS

Em uma serie de estudos usando a estratégia de amostragem de pensamento, as pessoas gravavam aquilo que estavam pensando,sentindo e fazendo, a intervalos freqüente. Fantasias emocionalmente intensas, imaginativas e irreais tendiam a ocorrer aproximadamente a cada 90 minutos no decorrer do dia.

ESTADOS DE CONSCIENCIA ALTERADOS

SONO

Durante o sono, a consciência muda consideravelmente. Em 1937, os pesquisadores descobriram que a atividade elétrica do cérebro mudava regularmente antes e durante o curso do sono.Desde então, eles tem usado o eletroencefalografo (EEG), um instrumento que mede a atividade elétrica do cérebro, para estudar o sono em uma base de momento a momento.

ESTAGIOS DO SONO

O sono não e uma atividade unitária, mas uma sequencia de estados que se repetem. Cada estagio e caracterizado por tipos específicos de atividade física e cerebral.

O estagio de pré-sono, chamado estagio O,ocorre assim que as pessoas começam a adormecer.Nesse momento estamos ainda acordados, porem menos responsivos do que o usual aquilo que ocorre a nossa volta. Os músculos relaxam. O cérebro mostra um alto nível de atividade alfa, caracterizada por ondas de 8 a 12 hertz. Esta atividade de ondas cerebrais esta associada com sentimentos agradavelmente relaxados. Se acordadas durante o estagio O, aspessoas provavelmente relatarão pensamentos vagos, sensações de estar flutuando, imagens e fragmentos de sonhos. A maioria de nos leva de dez minutos ou menos para atingir o estado de sono.

Existem dois tipos distintos de sono: NREM e REM.

SONO NREM

Há quatro estágios no sono NREM. Conforme as pessoas vão passando do estagio 1 ate chegar ao estagio 4, elas relaxam mais profundamente etorna-se cada vez mais dificil acorda-las.

Estagio 1: Sono Leve

Este período dura apenas alguns minutos e pode ser considerado uma continuação do estagio 0. As pessoas sentem que estão começando a adormecer, sendo fácil acorda-las. E comum a ocorrência de imagens, pensamentos vagos, fragmentos de sonhos e sensações de estar flutuando.

Estagio 2: Sono Intermediario

A pessoa já estadormindo mais profundamente, porem ainda não e difícil acorda-las. Pode haver alucinações , choques ou estrondos. Durante este estagio, e muito provável a ocorrência de um espasmo mioclonico, uma contração súbita e não coordenada do corpo, acompanhada pela sensação de estar caindo.

Estagio 3: Sono Profundo

Os estágios sono profundo e sono mais profundo são os períodos mais repousantes do sono. Osono profundo e indicado pelo surgimento de ondas lentas e de alta amplitude, chamadas ondas delta. São entremeadas com fusos e ondas rápidas, irregulares e de baixa amplitude.

Estagio 4: Sono Mais Profundo

A pessoa esta alheia ao mundo exterior e muito dificilmente acorda. Mas, se houver qualquer irregularidade do sono, a probabilidade de surgir e nesse estagio: sonambulismo ou o ato defalar durante o sono, terrores noturnos e enurese.

SONO REM

Durante o sono REM, os olhos movimentam-se rapidamente sob as pálpebras fechadas. Sonhos vividos ocorrem nessa fase. Embora os dados sejam conflitantes, há evidencia para a idéia esquadrinhando as imagens do sonho. O sono Rem tem um estagio, conhecido como estagio 1 REM. As vezes e chamado de sono paradoxal em virtude de suas...
tracking img