consciencia

Páginas: 4 (880 palavras) Publicado: 9 de março de 2014
1. Qual a diferença entre a visão de James e Wundt a respeito da consciência? Para James, qual o propósito da consciência?


R:De acordo com James, as subestruturas físicas da consciência  formam uma parte básica da psicologia. A consciência deve ser analisada no seu ambiente natural, que é o físico do ser humano. Essa noção biológica da ação do cérebro sobre a consciência é umacaracterística exclusiva da abordagem de psicologia de James. Ele rebelava-se contra a artificialidade e a estreiteza da posição de Wundt. Acreditava serem as experiências conscientes simplesmente experiênciasconscientes e não grupos ou conjuntos de elementos. A descoberta de elementos mínimos da consciência, por meio da análise introspectiva, não demonstrava que eles existiam independentemente de umobservador treinado. Os psicólogos realizam leituras da experiência com base na sua posição sistemática e com o seu ponto de vista.

James destacou, também, a função ou propósito da consciência.Acreditava que ela desempenhava alguma função biológica, de outro modo não teria sobrevivido ao tempo. A função da consciência e proporcionar a capacidade de adaptação ao ambiente, permitindo-nos escolher.Para desenvolver essa idéia , James fazia distinção entre a escolha e o hábito; acreditava que os hábitos eram involuntários e não conscientes. Quando estamos diante de um novo problema e temos deescolher uma forma de enfrentá-lo, a consciência entre em cena.


2. Quais os métodos considerados adequados por James para o estudo da consciência? Qual o valor do pragmatismo na nova psicologia?R: São utilizados novos métodos, novos instrumentos e uma renovada vontade de pesquisar fenômenos subjetivos num esforço de dar um fundamento científico às especulações filosóficas de James. Estadosalterados de consciência podem ser provocados por hipnose, meditação, drogas psicodélicas, preces profundas, privação sensorial e por um ataque de psicose aguda. Privação de sono ou jejum podem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Consciência
  • O eu e a consciência
  • Consciência
  • A Consciência
  • consciencia
  • Consciencia
  • CONSCIÊNCIA
  • Consciência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!