Como se tornar um bom lider

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeiros passos no trabalho com adolescentes

Se você acaba de ser desafiado a enfrentar uma turma de adolescentes, que estão em plena efervescência, e se encontra sem saber o que fazer, fique tranqüilo, você não é o único. Muitos jovens e adultos são chamados para o trabalho com adolescentes e a maioria começa meio que sem saber como começar. Então, vamos compartilhar alguns princípiosbásicos (realmente bem básicos) que podem ajudar a dar os primeiros passos.
1. Tenha consciência do seu chamado. Este é um trabalho especifico que requer algumas características para o líder de adolescentes. Ter consciência do seu chamado para o trabalho com adolescentes significa que você entende que é isso que Deus quer pra você na igreja, e você não está somente dando um tempo de outras atividades ouquebrando o galho. Assim você se dedicará a esse ministério, buscando entender e amar o adolescente, enriquecendo-se com materiais novos e em cursos específicos.
2. Faça parte da turma. É muito importante que o adolescente te sinta como um amigo, e não como um inspetor escolar. Eles necessitam de um discipulador, alguém que entenda os seus problemas, não como o pai e a mãe, mas como um irmãomaior, um amigo mais velho, para quem eles podem se abrir. Então, participe das atividades deles, envolva-se no mundo deles, identifique-se com a cultura adolescente para poder entendê-los. Seria bom entrar no mundo da internet do qual eles fazem parte. Seja fotoblog, Orkut, MSN, ou o que for que eles usem para se comunicar e se expressar. Geralmente nesses canais eles expressam seus sentimentos esuas necessidades. É uma ótima oportunidade para entrar em contato com eles e conhecê-los um pouco mais, bem como ser acessível e conhecido por eles.
3. Trabalhe com eles. E não apenas para eles. Os adolescentes precisam estar envolvidos no trabalho, ativamente participando, criando, desenvolvendo. É assim que eles vão aprender e crescer. A adolescência é um período muito curto e logo eles estarãoassumindo postos de liderança em alguma escala e precisam de capacitação. Por outro lado, é a atividade que fará com que eles se identifiquem com o trabalho. Eles estão cheios de energia e a igreja precisa saber aproveitar essa energia, para o benefício dos adolescentes e da igreja toda. Uma boa opção nesse ponto é criar ministérios específicos em que eles podem atuar, mas sempre com a mentoria deum líder experiente ou discipulador.
4. Trabalhe com os pais. Essa é uma das partes mais difíceis do trabalho com adolescentes. Tem pai que é mais complicado que o filho. Saiba que nessa fase muitos pais estão navegando águas completamente novas e não sabem como tratar seus filhos adolescentes. Os pais precisam aprender como lidar com essa nova fase de seus filhos e o líder de adolescentes temque ter jogo de cintura para trabalhar com os pais, orientando-os na medida do possível. Seria muito bom se isso proporcionasse a oportunidade de oficina de pais, para tratar seus filhos adolescentes. O líder de adolescentes tem um acesso aos filhos que os pais muitas vezes não têm. Então é importante utilizar essa oportunidade para ensinar os filhos a respeitarem os pais e os pais entenderem osfilhos.
5. Busque o equilíbrio entre edificação e diversão. Adolescentes não são adultos. Eles não possuem a disposição de um adulto para sentar e escutar uma pessoa falando por algumas horas todas as semanas. A mente deles está funcionando rapidamente, eles estão em outro ritmo, tanto para mais quanto para menos. O biorritmo do adolescente está passando por transformações e temos que tersensibilidade para o seu “time”. Programe atividades tendo em vista a relação edificação - diversão. Entenda que diversão não é pecado e que eles podem aprender de maneira descontraída e dinâmica. Na realidade é assim que eles mais aprendem e mais se abrem. Muito mais que em uma palestra longa, portanto, seja criativo. No entanto não elimine completamente os momentos sérios. Eles também valorizam isso...
tracking img