Tecnologia de gestao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Para a gradual e contínua profissionalização da gestão no Estado, pela qual trabalha a Secretaria da Administração, por meio da sua Superintendência de Gestão Pública, em consonância com os demais setores da Saeb, é de fundamental importância a utilização de modernas tecnologias de gestão na máquina pública. São ferramentas que nos permitem planejar e implementar ações, para fomentar e melhorar agestão, refinar as ações já existentes, abrindo-se espaço para o futuro compartilhamento de boas práticas, para uma gestão estadual otimizada.

Nunca é demais lembrar que, quanto mais é intensiva a utilização desses instrumentos, de notória aplicabilidade e utilidade ao Serviço Público, maior é a tendência à melhoria da gestão pública com alcance dos resultados desejados pelos servidores,dirigentes, altas lideranças e esperados pela sociedade.

Iniciamos, exemplificando com a auto-avaliação. Esta é uma moderna ferramenta, de cujo diagnóstico permite-se identificar as principais práticas de gestão utilizadas pelas organizações em foco, sempre seguindo as dimensões da excelência. Com a aplicação da ferramenta são identificadas oportunidades de melhoria, seja para refinamento daspráticas já existentes, seja para a adoção de novas técnicas necessárias. As oportunidades de melhoria identificadas são selecionadas e transformadas em metas de melhoria, que passarão a compor o denominado plano de melhoria da gestão. Depois de validado e iniciada a implementação deste plano, ele é monitorado e avaliado mediante a utilização de sistemática específica.

Encerrada e avaliada aimplementação do plano de melhoria da gestão, inicia-se um novo ciclo de melhoria, realizando-se nova auto-avaliação, novo plano de melhoria de gestão, sempre se buscando a excelência na prestação dos serviços públicos dentro de uma filosofia de melhoria contínua e sustentável.

O planejamento estratégico é outra ferramenta valiosa e fundamental para a construção da identidade organizacional. Por meio dadefinição de missão, visão e valores da organização e a partir da identificação de fatores críticos de sucesso, da análise do ambiente e da construção de cenários, é possibilitada a definição das principais estratégias da organização. Adicionalmente, pode-se envolver o desdobramento das estratégias em planos táticos e operacionais com a definição de sistemática específica para o monitoramento eavaliação da implementação da estratégia.

No meio público, a definição das principais estratégias dos órgãos e entidades deve estar harmônica e fielmente alinhada com as disposições constantes nos instrumentos de planejamento, delineados pela Constituição Federal, e em especial, com o Plano Plurianual. O mesmo se aplica em situações, nas quais, o próprio Estado define o seu plano estratégico delongo prazo. Na verdade, a dinâmica de cada organização gira em torno da entrega de seus bens ou serviços para pessoas, ou grupos, que os demandam. E para entregar bens ou serviços, a organização contrata fornecedores, obtém insumos e passa a produzi-los por meio da atuação de pessoas, utilizando materiais e a tecnologia disponível, segundo um determinado processo ou projeto.

Já a padronizaçãode processos de produção de bens ou serviços permite a otimização do custo, o estabelecimento de padrões de qualidade e a definição de metas, indicadores para monitoramento e avaliação de desempenho ou resultados, bem como o dimensionamento da força de trabalho e a definição dos materiais e tecnologia necessários.

É notório também, que toda organização funciona visando o oferecimento dedeterminado bem ou serviço que vai atender a uma determinada necessidade de um ou mais usuários. No serviço público não é diferente, figurando como usuários, em grande parte, os integrantes da sociedade em geral, população, empresas, associações, dentre outros. O fato de oferecer bens ou serviços à sociedade em geral é um dos elementos distintivos do Serviço Público em relação às demais instituições,...
tracking img