Como manter os colaboradores ligados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como manter os colaboradores ligados?
As empresas devem criar condições que motivem seus colaboradores, cada colaborador é motivado de forma diferente.
Medidas como premiações, viagens ouconfraternizações não são eficientes, e só tem efeito momentâneo. O salário e os benefícios oferecidos pela empresa não garante o comprometimento do colaborador.

Remédio e veneno: Iniciativas motivacionais– premiações e punições pode ser uma armadilha para a empresa. (pagar um MBA pode ter grande valor para um jovem em inicio de carreira, mas não surti o mesmo efeito em um profissional experiente.)Não devemos tratar os colaboradores como mercadoria a ser comprada com qualquer presente. O que motiva as pessoas não é o presente , mas o respeito e o reconhecimento cotidiano.

As punições costumamcriar crises dentro da empresa e das equipes.(desnecessário)

Behavorismo pop: faça isso e obterá aquilo. Ex: Numa empresa os vendedores ganham prêmios se ultrapassam metas. (Behavorismo – parte dapsicologia que estuda os estímulos e reações dos seres vivos do ponto de vista físico, sem se preocupar com as motivações intrínsecas.)

Funcionários que não ganharem recompensa vão se sentirinjustiçados.Premiações só funcionam no curto prazo, no longo prazo se revelam contraproducentes/negativos.

Como manter os colaboradores ligados?
O que seria “ideal” para motivar? Deixar os canais decomunicação sempre abertos – liberdade para conversar com lideres e gestores sobre o que precisam, gostam e desejam, assim os lideres podem entender quais são as motivações de cada um e apontar assoluções possíveis para impasses.

A flexibilidade de horário tem efeitos positivos, pois facilita o equilíbrio pessoal e profissional.(?)

A empresa deve deixar claro o propósito da organização para queos colaboradores vejam sentido no seu trabalho. E deixar os canais de comunicação sempre abertos para aceitar sugestões. (Se a liderança não explicar os motivos das decisões, as pessoas tendem...
tracking img