Comercio eletronico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMÉRCIO ELETRÔNICO

Introdução:


A evolução das tecnologias de informação e comunicação,tem propiciando um novo modelo de comércio:o chamado comércio eletrônico CE ou E-commerce,que é a aquisição de produtos sem a necessidade da presença física no local da compra , a transação é feita eletronicamentenormalmente via internet .

O surgimento do Comércio Eletrônico implica em alguns aperfeiçoamentos nas empresas e logísticas de entrega dos produtos .Este artigo tem como objetivo mostrar como acontece o comércio eletrônico suas vantagens e desvantagens ,suas tecnologias , suas evoluções e investimentos para melhorar na prática a venda, a compra e a entrega dos produtos adquiridos através docomercio eletrônico, sobre tipos de pagamentos e segurança nas transações eletrônicas .E também sobre as novas tendências no comércio eletrônico.

O comércio eletrônico está se expandindo rapidamente em todo o mundo mas ainda existem barreiras para o pleno desenvolvimento ,algumas serão abordadas neste artigo.COMÉRCIO ELETRÔNICO

O comercio eletrônico é a transação realizada por meio eletrônico de dados, normalmente pela internet .A empresa vendedora cria um site ,uma vitrine virtual ,para a comercialização de seus produtos e os expõe para oferta , disponibilizando imagens , descrição técnica ,preço e formas de pagamentos. De outro lado o consumidor acessa os diversos portais em buscade produtos que atendam suas necessidades .
Laudon e laudon(1999)definem o comercio eletrônico como o uso da tecnologia da informação para a autorizar a compra e venda de produtos .E citam alguns benefícios do comércio eletrônico :

_Redução no tempo das transações;

_Ampliação do raio de atuação da empresa

-redução de custo com pessoal

-melhoria na relação com clientes

-melhoriano controle de gastos

O acesso a internet tem se expandido e consequentemente o comercio eletrônico cresce também,com este crescimento torna-se necessário o aperfeiçoamento de estratégias no comercio eletrônico ,credibilidade ,qualidade , diversidades de produtos ,preços competitivos, segurança nas transações e confiabilidade na entregas e logísticas .
Bayles (2001) lembra que consumidoresvirtuais valorizam a comodidade de realizar seus pedidos no clique do mouse ,e tê-los entregue em casa o mais rápido possível .
A entrega em casa segundo Bayles (2001) é vista como um dos alicerces do comércio eletrônico pois viabiliza a comodidade dos consumidores .
A chave para o sucesso está em como executar estratégias que proporcionem uma ponte entre o mundo virtual e o mundo real.
Nocomércio eletrônico é tudo muito recente e a incerteza é certa ,muitas empresas adotam determinadas estrategias e logo são obrigadas a mudar para outras muitas vezes isso gera fracassos e prejuízos (fuchs e souza ,2003)

O comercio eletrônico está se expandindo em todo o mundo mas existem alguns obstáculos tecnológicos, culturais ,organizacionais e estruturais a serem superados para o plenodesenvolvimento do comercio eletrônico. Na prática a internet criou uma revolução nos meios de comunicação global a web está cada dia mais se consolidando como o canal mais eficiente na interligação entre empresas e consumidores. O comércio eletrônico já existe na prática e está em expansão e a consolidação depende da superação de alguns obstáculos tecnológicos .




a) TECNOLOGIASOs recursos de software e hardware precisam ser mais sofisticados do que no comércio tradicional .Por exemplo utiliza-se software especializados que possibilitem a realização de pedidos diretamente pelos clientes e o gerenciamento de todos os processos do negócio como divulgação ,promoção, venda e a entrega dos produtos entre outros.
Existem vários tipos de tecnologias utilizadas no...
tracking img