Combustiveis fosseis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução 2
1 Justificativa 3
2 Objetivos 4
3 Conceitos Básicos 5
3.1 Petróleo 5
3.2 O Gás Natural 5
4 Composição 6
5 O Gás Natural como Matéria Prima 8
6 O Petróleo com Matéria Prima .................................. 9
7 Mercado 11
8 Consumo 11
8.1 Petróleo 13
8.2 Gás Natural 13
9 Impactos Ambientais 13
10 Recursos não Renováveis 15
11 Conclusão............................................................ 17
12 Referências Bibliográficas ..................................... 18





INTRODUÇÃO

Hoje em dia, assim como a maioria dos combustíveis fósseis, o petróleo fornece uma grande parte da energia mundial utilizada no transporte e é a principal fonte de energia para muitas outras finalidades. O petróleo tornou-se fonte de milhares deprodutos petroquímicos, de conflitos e de degradação ao meio ambiente. Após ser purificado e processado, é usado como combustível primário em máquinas de combustão interna, sendo de grande importância para o homem. Associado a jazidas de petróleo, está o gás natural. Este é o resultado da degradação da matéria orgânica de forma anaeróbica oriunda de quantidades extraordinárias de microorganismosque, em eras pré-históricas, se acumulavam nas águas litorâneas dos mares da época. Um grande problema desses combustíveis é o fato de serem finitos, o que faz com que a dependência energética a partir deles seja um problema quando esses recursos acabarem, embora de acordo com as teorias abiogênicas os combustíveis minerais são muito abundantes. Por isso o interesse em energias renováveis écrescente. Outro problema é que, com a queima de combustíveis minerais, são produzidos gases que produzem o efeito estufa, como o gás carbônico, causando assim um grande impacto ambiental.

JUSTIFICATIVA


Em primeiro lugar é de extrema relevância a ênfase, por meio deste trabalho, do aumento do controle e do uso, por parte do homem, da energia contida nesses combustíveis fósseis foi determinantepara as transformações econômicas, sociais, tecnológicas - e infelizmente ambientais - que vêm ocorrendo desde a Revolução Industrial.
Em seguida, o presente trabalho visa a tentativa de se encontrar um balanço entre meio ambiente, associado a estes combustíveis. Colocando em pauta, também, o dever e compromisso dos Engenheiros Ambientais, não só como profissionais, como também membros dasociedade na caminhada para se encontrar o equilíbrio entre recusos naturais x capitalismo.





















OBJETIVOS


Um dos objetivos deste trabalho é tratar sobre o conteúdo trabalhado na disciplina de Química Ambiental, no curso de Engenharia Ambiental, que se refere a Combustíveis Fósseis, utilizando de vários meios do conhecimento para a ampliação do tema. Outroobjetivo, tão importante como o primeiro, é evidenciar os impactos e benefícios que tais combustíveis têm na sociedade atual, e compreendê-los em toda a sua universalidade.

























3. CONCEITOS BÁSICOS

3.1 O PETRÓLEO

O petróleo (do latim petra oleum – “óleo de pedra”) é uma substância oleosa, inflamável e menos densa que a água. Seu uso teve iníciona Antiguidade, nas formas de betume, asfalto, alcatrão, entre outras. Era utilizado como impermeabilizante ou inflamável com finalidades bélicas, entre outros usos. No século XIX, o querosene passou a ser utilizado como substituto do óleo de baleia na iluminação pública e, com isso, teve início o uso comercial do petróleo.
O termo petróleo, a rigor, envolve todas as misturas naturais decompostos de carbono e hidrogênio, os denominados hidrocarbonetos, incluindo o óleo e o gás natural, embora seja também empregado para designar apenas os compostos líquidos.
O petróleo é formado em depressões da crosta terrestre após o acúmulo de sedimentos trazidos pelos rios das partes mais elevadas, ao seu redor, em ambiente aquoso. A imagem mais facilmente compreensível depressões, ou bacias...
tracking img