Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gabriel Claudino Nº 9, Erico Stocco Nº 6, Fernando Garcez Nº 8, Matheus Condini - Nº19, Thiago Bassani - 3 EMC

BIOLÓGIA
SISTEMA NERVOSO

Colégio Candelária
Indaiatuba
24/10/2012

Gabriel Claudino Nº 9, Erico Stocco Nº 6, Fernando Garcez Nº 8, Matheus Condini - Nº19, Thiago Bassani - 3 EMC

BIOLÓGIA
SISTEMA NERVOSO

Trabalho sobre Sistema Nervoso, da disciplina de Biológia sobreorientação do prof. Junior

Colégio Candelária
Indaiatuba
24/10/2012

Sumário
1 Introdução 4
2 Objetivo 5
3 Metodologia 6
4 Levantamento Bibliográfico 7
4.1 Neurônio e Sinapse. 7
4.2 O Sistema Nervoso Central 7
4.3 Sistema Nervoso Periférico 8
4.3.1 Sistema Nervoso Voluntário 8
4.3.2 Sistema Nervoso Autônomo 8
4.4 Doenças Relacionadas ao Sistema Nervoso 9
4.5Doenças degenerativas do sistema nervoso 9
4.5.1 Doença de Alzheimer, 10
5 Conclusão 11
6 Referencias Bibliográficas 12

Introdução
Uma das funções do sistema nervoso de fato é permitir aos animais a detecção de estímulos e a organização de respostas coordenadas do organismo a eles, como dizem os livros-texto. Mas um sistema nervoso complexo o suficiente faz muito mais do que apenasisso (até uma bactéria faz): um ser que fizesse apenas isso estaria condenado a viver somente no presente.
O sistema nervoso complexo o suficiente dota o indivíduo de passado e futuro, ao torná-lo capaz de aprender novas associações; de lembrar dessas associações, e também de seus efeitos sobre o corpo; e de usar essas informações para fazer projeções para o futuro. Desse modo, mesmo as respostasao presente levam em consideração as experiências passadas e o que se antecipa para o futuro, racional e emocionalmente.

Objeti333,,vo
O objetivo do trabalho foi amplificar e aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento, os componentes e as relações entre eles, e as doenças que ocorrem no Sistema Nervoso.

Metodologia
A metodologia de pesquisa do nosso trabalho em procurar em sites depesquisa usando as palavras-chaves: Sistema Nervoso, Sistema Nervoso Central Sistema Nervoso Periférico e Doenças Relacionadas ao Sistema Nervoso.

Levantamento Bibliográfico
Neurônio e Sinapse.
O sistema nervoso é responsável pela maioria das funções de controle em um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais. O neurônio é a unidade funcional deste sistema. O neurônio é aunidade funcional do sistema nervoso. Os neurônios comunicam-se através de sinapses; por eles propagam-se os impulsos nervosos. Anatomicamente o neurônio é formado por: dendrito, corpo celular e axônio. A transmissão ocorre apenas no sentido do dendrito ao axônio.
A sinapse é o ponto de contato entre um neurônio e o seu vizinho um local próprio para a transmissão de sinais. Na sinapse, um neurôniolibera neurotransmissores, que viajam pelo meio intercelular, até os receptores sinápticos do neurônio seguinte, desencadeando um potencial de ação no segundo neurônio. Os receptores são, na verdade, proteínas situadas na membrana celular do neurônio, que interagem com o neurotransmissor, provocando uma alteração conformacional em algumas regiões da membrana (como canais de sódio ou cloro). Istoproduz uma polarização ou despolarização da membrana celular deste neurônio, é o impulso elétrico gerado por uma sinapse química.
O Sistema Nervoso Central
Principais componentes do Sistema Nervoso Central:
Medula espinhal é o centro dos arcos reflexos. Encontra-se organizada em segmentos (região cervical, lombar, sacral, caudal, raiz dorsal e ventral). É uma estrutura subordinada ao cérebro,porem pode agir independente dele.
Cérebro está relacionado com a maioria das funções do organismo como a recepção de informações visuais nos vertebrados, movimentos do corpo que requerem coordenação de grande número de partes do corpo. O cérebro encontra-se protegido pelas meninges: pia-máter, dura-máter e aracnóide.
Bulbo tem a função relacionada com a respiração e é considerado um centro...
tracking img