Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS










RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
RELATÓRIOS












NOVEMBRO/2012














RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
RELATÓRIOS


















AQUIDAUANA/MS
NOVEMBRO/2012

SUSTENTABILIDADE



Conceito epropósitos da Sustentabilidade

Sustentabilidade é um conceito sistêmico. É preciso perenizar os recursos naturais para as gerações futuras, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Segundo Pereira, Silva e Carbonari, sustentabilidade está envolvido na exploração entre as relações do desenvolvimento econômico, qualidadeambiental e equidade social.

A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas discutiu e propôs meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

Propor sustentabilidade para uma sociedade é necessário criar uma cultura, que de forma responsável e planejada faça um desenvolvimento social com preservaçãoda biodiversidade e dos ecossistemas naturais. A idéia de sustentabilidade tem que permear todas as lacunas da sociedade, abrangendo vários níveis de organização, desde a vizinhança até o planeta inteiro.

As ações e atividades humanas devem seguir parâmetros para garantia do desenvolvimento sustentável. Não se pode falar em sustentabilidade sem planejamento e responsabilidade, além deconscientização por parte de toda a sociedade.

A condição primordial na identificação da sustentabilidade é identificar requisitos básicos como ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo, culturalmente aceito entre tantos outros.




Planejamento

Planejamento é a forma de por idéias de forma sistêmica e organizada em um processo com o objetivo de se chegar aum objetivo comum. Para alcançar esse propósito é necessário que de maneira organizada e clara se tenha a nítida idéia do ponto a ser alcançado.

Para Chiavenato, o planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações. Então planejar é transcender o tempo, se antepor a situações já pensadas de maneira a evitarsurpresas desagradáveis.

Dentro do planejamento é preciso saber aonde se quer chegar, como se pretende chegar, quando vai chegar e como chegar, essas são questões para alcançar os objetivos propostos no planejamento.




Meio Ambiente

Meio ambiente é por muitas das vezes confundido ou até mesmo sinônimo de natureza, no entanto este conceito é superficial e impróprio pois meioambiente está relacionado com o meio onde o homem vive e mantém suas relações de sobrevivência.

De acordo com a resolução CONAMA 306:2002. “Meio Ambiente é o conjunto de condições, leis, influência e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.

O Meio Ambiente pode ser Abiótico, ou seja,inclui fatores como solo, água, atmosfera e radiações e Biótico inclui alimentos, plantas e animais, e suas relações recíprocas e com o meio abiótico.




Saneamento Básico

Saneamento básico é um conjunto de processos que visa melhorar as condições sanitárias, higiênicas, de uma determinada população.

A lei nº 11 445, de 5 de janeiro de 2007, no seu artigo 3º, inciso I,letras a, b, c e d define que saneamento básico é um conjunto de serviços, infra-estruturas e instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

 
Sustentabilidade aplicada no Meio ambiente de maneira planejada com ênfase no saneamento básico

Os conceitos e...
tracking img