Arquitetos brasileiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LÚCIO COSTA
Considerações Sobre o Ensino da Arquitetura
Em seu epílogo, Lúcio Costa afirma ser um equívoco não se pensar na separação do ensino da Arquitetura do ensino da Pintura e da Escultura. Para ele, arquitetura é, fundamentalmente, arte plástica, através da qual o sentimento é chamado a intervir a fim de escolher a forma adequada ao projeto, construção ou obra.
Essereconhecimento da arquitetura como arte deve, segundo o arquiteto, guiar a elaboração do programa de uma escola de arquitetura que não pode ser considerada uma escola de Engenharia. Aliás, Costa distingue o engenheiro do arquiteto afirmando que esse último resolve questões da construção partindo sempre do conjunto para o pormenor, enquanto o primeiro realiza o inverso.
Segundo o texto, a Arquitetura é“construção concebida com intenção plástica”, característica que a distingue da simples construção. Essa intenção plástica atua condicionada por fatores variáveis como tempo e lugar, época, meio físico e social, materiais empregados, técnica, etc. Assim sendo, o arquiteto enfatiza que é preciso ter conhecimento de como os problemas da construção foram arquitetonicamente resolvidos no passado medianteesses fatores variáveis (experiência);
Ademais, Lúcio Costa cita a Composição Arquitetônica, explicando que essa possui duas maneiras distintas de ser realizada:
A) Á partir da ordem funcional para depois se desenvolver o tema plástico;
B) Á partir de um ideal plástico que será subordinado à necessidade funcional (aonde a plástica se contem).
Mesmo que a Composição Arquitetônica sejaconcebida de forma funcional, a intenção plástica é desde o início orientada no sentido da procura ideal de formas geométricas ou orgânicas definidas e plasticamente puras, o que comprova que a Arquitetura Moderna visa integrar o novo a arte na técnica: recupera o próprio conceito de Arquitetura;
Concluindo suas ideias, o notável urbanista afirma que é Indispensável ao aluno e á Academiapossuir conhecimentos bem desenvolvidos de técnica de construção, os quais serão obtidos através de prática com cooperação de professores. Somente assim o discente acumulará, de fato, a soma de informações necessárias ao exercício prático da composição.





LE CORBUSIER

Primeira Conferência: Livrar-se de Todo Espírito Acadêmico

De forma sucinta, Le Corbusier condena tudo que foiproduzido no início da época da máquina. Para ele, o maquinismo foi o responsável por perturbar:
A) a comunicação: segundo o arquiteto, antes da era das grandes modernizações, “o tempo tinha outra duração”;
B) a Interpenetração: máquina influenciou a imprudente fusão de todas as regras e todos os povos;
C) o Aniquilamento das culturas regionais, como a tradição, o patrimônio dos ancestrais,pensamentos provinciano, etc
Sendo assim, apenas os acontecimentos que se situam fora do alcance da máquina permaneceram “salvos” desses acontecimentos.
Le Corbusier incentiva a ação dos “Inteligentes Ativos”, que para ele devem, enquanto ainda for tempo, registrar (por meio de fotos, filmes, discos, livros, testemunhos,...) as culturas, pois segundo suas palavras: “É ao estuda-las queencontraremos a lição de amanhã. Eles são o marco da grandeza humana. Devemos forjar uma nova grandeza para a época maquinista, um novo semblante para a nova alma dos tempos modernos”.
O autor condena o século XIX, classificando-o como o destruidor de todas as civilizações. Isto porque nele ocorreu a indevida mobilidade na família e na cidade: a família foi aniquilada, o lar perdeu sua almapois cada um leva para ele sua parcela de crença, de ideal, seu fetiche. A cidade é soma desses cataclismos locais, adições dessas coisas desapropriadas. “Ela é um equívoco”. Depois disso, o homem se envolveu em uma “busca do ouro sem sentido”, tornando o Contrato Social moderno mentiroso “Hoje julga-se sem o menor exame”.
Segundo o arquiteto, foi o engenheiro o introdutor da época...
tracking img