Combustiveis fosseis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Combustível fóssil

Combustíveis fósseis, ou mais corretamente combustíveis minerais, são todas as substâncias minerais compostas de hidrocarbonetos usadas como combustível.
Segunda a teoria biogênica são originados pela decomposição de matérias orgânicas, porém este processo leva milhões de anos, logo são considerados recursos naturais não renováveis. Ainda que numa escalageológica de tempo os combustíveis fósseis continuem sendo gerados a partir da decomposição de matéria orgânica, não são suficientes para atender a enorme demanda mundial ao longo da escala humana de tempo.
Mas existe também a teoria abiogênica (origem inorgânica do petróleo), que afirma que não existem combustíveis fósseis e defende que os hidrocarbonetos foram formados junto com a Terra, noprocesso de acreção planetária.
Carvão mineral, os derivados do petróleo (tais como a gasolina, óleo diesel, óleo combustível, o GLP - ou gás de cozinha -, entre outros) e ainda o gás natural são os combustíveis fósseis mais utilizados para geração de energia e para o funcionamento de máquinas industriais e veículos de transporte.
Um grande problema desses combustíveis é o fato de seremfinito, o que faz com que a dependência energética a partir deles seja um problema quando esses recursos acabarem, embora de acordo com as teorias abiogênicas os combustíveis minerais são muito abundantes. Por isso o interesse em energias renováveis é crescente. Outro problema é que com a queima de combustíveis minerais são produzidas enormes quantidades de gases diretamente relacionados com oaquecimento global (gases do efeito estufa), como o gás carbônico e metais pesados, como por exemplo, o mercúrio.
O preço dos combustíveis fósseis sobe em proporcionalidade inversa à sua quantidade disponível para venda, ou seja, quanto mais escasseiam, mais elevado é o seu preço.
A economia mundial está tão dependente deles que o simples aumento do preço do barril de petróleo (que é omais explorado para fins energéticos) influencia fortemente as bolsas de valores.
O aumento do controle e do uso, por parte do Homem, da energia contida nesses combustíveis fósseis foi determinante para as transformações econômicas, sociais, tecnológicas - e infelizmente ambientais - que vêm ocorrendo desde a Revolução Industrial.
Pelo aumento do preço dos combustíveis fósseis e dapoluição ambiental, a Europa está a procurar soluções energéticas alternativas (como os bicombustíveis, a eletricidade e o hidrogênio). Até 2020 a União Européia prevê aumentar para 10% a percentagem de energias renováveis utilizadas nos transportes rodoviários.

1. Carvão Mineral

O carvão mineral é um minério não-metálico, possui cor preta ou marrom com grande potencial combustível, umavez queimado libera uma elevada quantidade de energia.
É constituído basicamente por carbono (quanto maior o teor de carbono mais puro é o carvão) e magnésio, sendo encontrado em forma de betume. Restos soterrados de plantas, que ficaram sem contato com o ar por milhões de anos, foram perdendo oxigênio e hidrogênio e concentrando carbono sob uma enorme temperatura e pressão. Assim, formaram ocarvão mineral, o mais abundante dos combustíveis fósseis.
O carvão mineral foi uma das primeiras fontes de energia utilizadas em larga escala pelo homem. Sua aplicação na geração de vapor para movimentar as máquinas foi um dos pilares da Primeira Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra no século XVIII. Já no fim do século XIX, o vapor foi aproveitado na produção de energia elétrica. Aolongo do tempo, contudo, o carvão perdeu espaço na matriz energética mundial para o petróleo e o gás natural, com o desenvolvimento dos motores a explosão.
O interesse reacendeu-se na década de 70, em conseqüência, sobretudo, do choque do petróleo, e se mantém em alta até hoje. Além da oferta farta e pulverizada, o comportamento dos preços é outra vantagem competitiva. As cotações do...
tracking img