Recursos humanos - o que psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1925 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTAO DE RECURSOS HUMANOS

Psicologia organizacional e do trabalho
Palmas - TO
2010

Palmas - TO
2010
Trabalho apresentado ao curso Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Psicologia Organizacional do Trabalho.
Prof.ª Marilucia Ricieri.

psicologia organizacional e do trabalho

Palmas - TO2010

SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 3
2 O QUE É PSICOLOGIA 5
3 A PERSONALIDADE E O COMPORTAMENTO 8
4 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 10
5 CONCLUSÃO 13
6 REFERÊNCIAS 14

INTRODUÇÃO

A cada ano que passa, a psicologia vem conquistando “espaço”, e campo de trabalho, e é através dessas conquistas que a psicologia se desenvolveu e caracterizou-se como uma ciência que pode ser colocada emprática em diversas áreas clínicas. A psicologia Organizacional iniciou-se com psicologia do trabalho na década de 30, com a formação de psicotécnicos que na sua maioria eram engenheiros que se dedicavam aos problemas de ajustamento humano ao trabalho escolar, organizacional, esporte, trânsito. Atualmente o psicólogo Organizacional conquistou seu “espaço”, através de um bom trabalho, perseverança ecompetência, mostrando a sua importância dentro da empresa. Assim a diversidade de atuação do psicólogo Organizacional se expandiu, obtendo-se um repertório muito grande de atividades conciliadas aos profissionais de psicologia.
Dentre muitas funções que o psicólogo Organizacional pode realizar com competência são:
• Planejar, elaborar e avaliar análise do trabalho;
• Participar de recrutamentoe seleção de pessoal;
• Elaborar, executar e avaliar, em equipe multiprofissional, programas de treinamento e formação de mão-de-obra;
• Participar, assessorar, acompanhar e elaborar instrumentos para o processo de avaliação pessoal;
• Planejar, coordenar, executar e avaliar programas de treinamento, de capacitação e desenvolvimento de recursos humanos;
• Participar de programaseducacionais, culturais, recreativos e de higiene mental, com vistas a assegurar a preservação da saúde e da qualidade de vida do trabalhador;
• Encaminhar e orientar os empregados e as organizações;
• Coordenar e supervisionar as atividades de psicologia Organizacional;
• Participar do processo de desligamento de funcionários;
• Assim a principal função do psicólogo é trabalhar de forma, a nãoesquecer que cada ser humano tem sua individualidade e que esta, reflete em seu fazer na organização, por isso a organização acaba se tornando individual, única, é a cada dia o profissional

O QUE É PSICOLOGIA?

A psicologia estuda o que motiva o comportamento humano, o que o sustenta, o que finaliza e seus processos mentais. Ela tenta compreender as emoções, a forma de pensar e o comportamento doser humano.
A palavra e de origem grega (“psique” = alma e “logos” = estudo, razão).
Muitas pessoas pensam que os psicólogos estudam pessoas com comportamentos anormais, mas não, eles estudam todos os aspectos do pensamento e do comportamento humano.
No final do século XX, a psicologia cresceu bastante, surgiram nova fontes de tecnologias para pesquisas, novos campos de investigação e novasabordagens para o estudo do comportamento e dos processos mentais.
Psicologia do desenvolvimento - estuda o crescimento físico e mental dos seres humanos desde o pré-natal, adolescência, adulto e velhice. Os psicólogos infantis concentram-se em bebês e crianças. Como são suas personalidades, comportamento, qual a maneira que eles se apegam a seus pais, babás. Como aprendem uma língua e desenvolve amoral. O psicólogo da adolescência estuda o período do seu desenvolvimento humano, se interessam na puberdade, as mudanças nos relacionamentos com colegas e com os pais.
Os psicólogos da maturidade preocupam com a idade adulta e as diferentes maneiras que os indivíduos se ajustam a seus parceiros, ao papéis dos pais, a meia idade, aposentadoria por fim a morte.
Psicologia fisiológica –...
tracking img