Coleta de sangue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Um dos fatores determinantes para a confiabilidade dos resultados em Análises Clínicas é o método utilizado para a coleta e armazenagem do sangue.
Com efeito, se a amostra não for recolhida corretamente, os resultados analíticos da mesma poderão estar muito distantes da realidade.
O sangue é a porção líquida do meio interno que circula rapidamente dentro de um sistema fechadode vasos denominado sistema circulatório. É constituído por um fluido no qual existem células em suspensão, moléculas e íons dissolvidos em água.

Composição:
O sangue é constituído de duas frações combinadas, na proporção de 55% de plasma e 45% de células. Plasma: contém 91,5% de água que serve de solvente das substâncias orgânicas e minerais e ainda de veículo para as células, moléculas eíons.
Porção celular: glóbulos vermelhos (hemácias, hemátias, ou eritrócitos), glóbulos brancos (leucócitos), plaquetas ou trombócitos.

Formação do sangue:
O plasma é formado a partir da ingestão de água, alimentos e da difusão e trocas líquidas entre os vários componentes do organismo. As substancias orgânicas resultam da digestão dos alimentos. A parte celular tem origem múltipla. As hemácias,plaquetas e leucócitos granulócitos são originários da medula óssea, enquanto que os linfócitos e monócitos têm origem no sistema retículo-endotelial (linfonodo e baço), que atuam também como órgãos hemocateréticos.
Funções:
O sangue é um meio de transporte que realiza as trocas de substâncias entre os diversos sistemas do organismo. Suas principais funções são: respiração, nutrição,excreção, correlação humoral, regulação do balanço hídrico, regulação do equilíbrio iônico e ácido-básico, regulação térmica, imunidade, regulação da pressão sanguínea, hemostasia. O sangue é amostra de exames rotineiros

Sangue venoso
É conseguido pela punção venosa que fornece quantidade apreciável de sangue usado nos exames hematológicos e bioquímicos.
Locais de punção: fossa cúbita (dobra docotovelo), dorso da mão, dorso do pé.
Locais alternativos, tais como tornozelos ou extremidades inferiores, não devem ser utilizados sem a permissão do médico, devido ao potencial significativo de complicações médicas como flebites, tromboses ou necrose tissular.

Hematomas:
Pode ocorrer se o profissional tirar a agulha antes do garrote, transfixar a veia ou em punção arterial, não for comprimidoadequadamente o local.

Alergia:
Ao álcool iodado (deve-se perguntar antes);

Contaminações:

Devido à assepsia mal feita ou ao uso de material não-descartável (estéril) contaminado.

2. Objetivo

O objetivo da coleta de sangue é a qualidade no fornecimento de cuidados ao paciente em um ambiente de laboratório que seja seguro para todos, desde os procedimentos adequados na coleta até otransporte e armazenamento das amostras.

3. Material Utilizado

• Seringa;
• Algodão ou Gaze;
• Luva;
• Álcool isopropílico ou etílico 70%;
• Garrote / Torniquete;
• Tubos para coleta com EDTA ou Citrato de Sódio e sem anticoagulante;
• Estante;
• Descarte;
4. Método Utilizado

Verificar se a cabine ou a maleta de coleta está limpa e guarnecida para início dos procedimentos.Solicitar ao paciente que informe o nome completo para confirmação do pedido médico e etiquetas.
Conferir e ordenar todo o material a ser usado no paciente, de acordo com o pedido médico.
Identificar os tubos na frente do paciente e informá-lo sobre como será realizado o procedimento.
Abrir a seringa na frente do paciente.
Higienizar as mãos e calcar as luvas.
Posicionar o braço dopaciente, inclinando-o para baixo a partir da altura do ombro.
Em seguida posicionar o torniquete/garrote de 7,5 a 10cm acima do local da punção, com o laço ou presilha para cima, a fim de evitar a contaminação da área de punção.
Fazer a antissepsia do local utilizando um algodão ou gaze umedecida com álcool etílico ou isopropílico 70% realizando um movimento circular do centro para fora....
tracking img