Coleta de sangue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COLETA DE SANGUE
Sistema de Coleta com Vácuo
O Sistema de coleta com vácuo consiste de uma agulha, um adaptador (canhão) e o tubo de coleta. Os tubos de coleta com vácuo são produzidos para determinados volumes de sangue, que é determinado pelo tamanho do tubo e seu vácuo . Muitos tubos de coleta com vácuo contem aditivos ou anticoagulantes utilizados para coletar amostras para diferentesanálises. A cor da tampa do tubo é codificado para definir se existe algum aditivo ou não. As core usadas em geral são:
TAMPA VERMELHA: Sem anticoagulante, é utilizado na coleta de sangue para a obtenção de soro para bioquímica e sorologia. Ex: Colesterol, ácido úrico, hormônios da tireóide.
ROXO: Contêm anticoagulante EDTA. Obtém-se sangue total para Hematologia. Ex.: Hemograma e tipagem sanguínea.AZUL: Contêm Citrato de sódio para a obtenção de plasma para provas de coagulação.
Verde: Contêm Heparina para obtenção de plasma.
CINZA: Adicionado Fluoreto de sódio para a obtenção de plasma para a determinação de glicose.
AMARELO: O tubo contêm Gel que permite a separação do coágulo e do soro. Utilizado para obtenção de soro para bioquímica e sorologia.
Cuidados para uma Punção BemSucedida
O ideal é que o paciente seja puncionado uma única vez, proporcionando assim conforto e segurança ao paciente.
Para se obter uma punção de sucesso, vários fatores devem ser observados, antes de iniciar o procedimento.
Ao observar o acesso venoso do paciente, escolher materiais compatíveis, por exemplo, paciente com acesso venoso difícil, valer-se do uso de agulhas de menor calibre ouescalpes e tubos de menor volume.
• Sempre puncionar a veia do paciente com o bisel voltado para cima.
• Respeitar a proporção sangue/aditivo no tubo.
• Introduzir a agulha mais ou menos 1 cm no braço.
• Respeitar a angulação de 30o (ângulo oblíquo), em relação ao braço do paciente.
Aspectos de Segurança na Fase de Coleta
Segurança do Paciente
Cabe ao funcionário tranqüilizar o paciente antes dacoleta, para que esta seja realizada com sucesso. Se o paciente estiver preocupado com a intensidade da dor decorrente do procedimento, deve-se agir com honestidade, explicando-se que a sensação dolorosa produzirá um leve desconforto, porém de curta duração.
Recomenda-se que a coleta seja realizada com o paciente acomodado confortavelmente, sentado ou deitado, orientando-se o paciente sobre aimportância da manutenção do membro superior imóvel durante todo o ato da coleta. Nas coletas infantis e em casos de portadores de condições especiais, recomenda-se que esta orientação seja ministrada também para os acompanhantes.
Não existe um procedimento eficiente que facilite uma coleta infantil. Porém, artifícios relativamente simples podem auxiliar, sobremaneira, neste tipo de coleta. Ao lidarcom crianças pode-se solicitar sua colaboração, convidando-as a participar ativamente do processo da coleta, por exemplo, segurando o algodão, gaze ou o curativo adesivo. O uso de curativos estampados com figuras e tema infantil auxilia a fixar uma impressão positiva da coleta de sangue.
Riscos e Complicações da Coleta
Recomenda-se que a equipe de coleta do laboratório institua medidas desegurança para que os riscos e as complicações decorrentes desta atividade sejam mínimos para os pacientes. Certamente,a padronização de condutas e os treinamentos freqüentes dos funcionários envolvidos contribuem para que a meta de redução de riscos e complicações seja alcançada e, deste modo, o serviço seja reconhecido como seguro e confiável.
Formação de Hematoma
A formação de hematoma é acomplicação mais comum da punção venosa. O hematoma origina-se do extravasamento do sangue para o tecido, durante ou após a punção, sendo visualizado na forma de uma protuberância. A dor é o sintoma de maior desconforto ao paciente, e eventualmente, pode ocorrer a compressão de algum ramo nervoso. Caso a formação do hematoma seja identificada durante a punção, deve-se retirar imediatamente o torniquete...
tracking img