Coleta de sangue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Avaliação da qualidade de vida nos pacientes portadores de espondilite anquilosante |
Revisão de Literatura |
|
|

Universidade de Pernambuco – UPE
Faculdade de Ciências Médicas - FCM
Módulo Prática Médica VIII

Revisão da literatura

A importância do Doador de sangue no hemocentro - Coleta de sangue nos Doadores

Recife,
Setembro de 2012

Universidade de Pernambuco – UPEFaculdade de Ciências Médicas - FCM
Módulo Prática Médica VIII

Orientador
Divaldo Sampaio

Discentes
Diego Windson de Araújo Silvestre
Elisabete Cristina Silva Teixeira de Oliveira
Elizabeth de Souza Gonçalves
Emmanuel de Oliveira Sampaio Vasconcelos e Sá
Emmanuely Karla Oliveira Duarte
Ericka Silva de Lima

Recife,
Setembro de 2012-------------------------------------------------
Revisão da literatura
A importância do Doador de sangue no hemocentro - Coleta de sangue nos Doadores

1. Qual a sequência correta da seleção do candidato, a partir da recepção?
O candidato à doação é recepcionado em uma antessala, onde é feito seu cadastro e identificação (nome, contatos etc.) em um segundo momento ele vai para a pré-triagem, que pode ser no mesmo ambiente ou não,após a pré-triagem o potencial doador vai para a chamada triagem clínica. Nesse momento, ao candidato aprovado, é oferecido um lanche pré-exame. Daí, o doador é encaminhado ao setor de coleta onde fica por cerca de 30 minutos. Com o fim da coleta e respeitado o tempo para o paciente se recuperar, é lhe oferecido um segundo lanche. A partir daí o paciente é liberado.

2. De que trata a pré-triagem edo que ela difere da triagem clínica?
A pré-triagem trata-se de uma avaliação dos parâmetros vitais do paciente (Frequência cardíaca, frequência respiratória, temperatura, pressão arterial) além da avaliação do peso e do estado geral do paciente. Ela difere da triagem clínica por não ter um caráter investigativo, nela, avaliamos os parâmetros objetivos que possam impedir o potencial doador derealizar a doação. Enquanto que na triagem clínica é melhor detalhado a história pregressa do paciente com o intuito de minimizar a possibilidade da coleta de um sangue impróprio para a hemotransfusão.

3. Por que na triagem clínica se utilizam critérios de proteção do doador e do receptor?
Para avaliar se a coleta pode feita sem trazer prejuízo ao doador e se a transfusão dos hemocomponentespreparados a partir dessa doação poderá causar risco ao receptor.

4. Quais são os critérios de proteção do doador?
Mediante o artigo 33 da referida portaria,para a seleção de doador, devem ser adotados medidas e critérios que visem à proteção do doador,as quais serão referidas em seus determinados parágrafos e incisos:
§ 1º A frequência máxima admitida e o intervalo entre as doações é de 4(quatro) doações anuais para o homem e de 3 (três) doações anuais para a mulher, exceto em circunstâncias especiais que devem ser avaliadas e aprovadas pelo responsável técnico, sendo que:
I - o intervalo mínimo entre duas doações deve ser de 2 (dois) meses para os homens e de 3 (três) meses para as mulheres, respeitados os limites descritos no § 1º; e
II - em caso de doador autólogo, a frequênciae o intervalo entre as doações devem ser programados de acordo com o protocolo aprovado pelo responsável técnico do serviço de hemoterapia.
§ 2º O doador de sangue ou componentes deve ter idade entre 18 (dezoito) anos completos e 67 (sessenta e sete) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias, sendo que:
I - podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 (dezesseis) e 17(dezessete) anos, com o consentimento formal do responsável legal, para cada doação, sendo que:
a) o consentimento do responsável legal deverá incluir a autorização para o cumprimento de todas as exigências e responsabilidades previstas ao demais doadores na Seção II deste Regulamento, bem como para submeter-se a triagem clínica, realizar e receber os resultados da triagem laboratorial na forma...
tracking img