Codigo florestal brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Sistema de Ensino Presencial Conectado
GESTÃO AMBIENTAL








ANGELO PRADO NETO
CARLESSANDRA OLIVEIRA DA SILVA








TÍTULO DO TRABALHO:
CODIGO FLORESTAL BRASILEIRO ( LEI N 4.771/65 )












CIDADE : PALMAS -TO
Ano: 2011



O presente trabalho tem o objetivo de nos levar a iniciação de contato com a realidade ambiental do município dePalmas – TO onde vivemos, cidade esta onde existe um plano municipal de recursos hídricos e o objeto de nosso estudo são dois corpos hídricos o Ribeirão Taquaruçuzinho cuja largura varia entre 6,25m a 17,40m em toda sua extensão e o Ribeirão São João cuja largura é de 5m sendo que na sua foz apresenta uma largura que varia entre 8,00m e 10,00 metros e profundidade entre 1,00m e 1,5m ambos comlocalização urbana.
O Ribeirão Taquaruçuzinho é o principal afluente da Sub-Bacia do Ribeirão Taquaruçu Grande, está localizado entre a Serra do Lajeado e o Rio Tocantins, já a Bacia do Ribeirão São João pertence a Sub-Bacia 1(Rio Tocantins), sendo afluente direto deste rio e enquadrado na Região Hidrográfica Tocantins – Araguaia, a partir da Resolução n° 32/2003, do Conselho Nacional de RecursosHídricos.
Os biomas característicos do Ribeirão Taquaruçuzinho demonstram a riqueza da biodiversidade desta localidade que está intrinsecamente ligada à existência do recurso hídrico em estudo, fornecendo condições físicas (água) para o desenvolvimento das seguintes biotas: Mata de Galeria, Floresta Estacional Semidesidual de Encosta, Cerradão (Savana Floresta), Cerrado (Savana Arborizada) e Várzeas.A vegetação da Sub-Bacia São João, é caracterizada por formações Savânicas com predomínio de Cerrado associado com formações florestais como mata de galeria, florestal estacional semidesidual e cerradão.
O Clima dominante na região da cidade é característico para todo o interior do planalto brasileiro, isto é tropical quente e úmido tipo (AW) segundo a classificação de Köpper, com duas estaçõesbem definidas uma seca e outra úmida.

Estações que se repetem, ano após ano, caracterizam uma homogeneidade climática, traduzida por pequenas variações e regularidades na distribuição das temperaturas, das velocidades dos ventos, da umidade, do solo, do ar da insolação e dos demais parâmetros climáticos.







Devendo ressaltar que depois da criação da Usina Hidrelétrica houveincidências de chuvas rápidas, o que não ocorreu em anos anteriores. Há indícios da possibilidade de ter havido interferência do reservatório (lago) recém-formado em decorrência da implantação da Usina hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães.

A existência de vegetação ciliar nos dois corpos hídricos em questão varia de 30,00m a 0,00 metros ficando evidente que onde existe vegetação ciliar a qualidadeambiental aparente é melhor

A presença da mata ciliar cria um corredor de animais do cerrado que é considerada uma savana com fisionomias que incluem uma gradiente desde formações abertas de campos, com ausência de elementos lenhosos, até formações florestais como Cerradão, matas de galeria e matas secas. Entre essas fisionomias, ainda ocorrem, em uma gradiente de aumento dos elementos lenhosos, CampoSujo, Campo Cerrado. Com o objetivo de identificar as espécies vegetais que ocorrem na Bacia do Ribeirão São João, está sendo realizado pelo pesquisador Eduardo R. Santos da UNITINS, o levantamento florístico em diferentes fitofisionomias, através do Projeto São João, convênio UNITINS/PETROBRÁS. Os resultados desses levantamentos visam fornecer subsídios quanto à indicação (qualitativa equantitativa, respectivamente) das espécies que estão sendo utilizadas na recuperação das áreas degradadas da Bacia do Ribeirão São João e seus contribuintes.
Na área da Bacia do Ribeirão São João foram coletadas e catalogadas 576 espécimes vegetais, destas 384 espécies estão identificadas e pertencem a 88 famílias de plantas vasculares. As matas de galeria foram os ambientes que contribuíram com...
tracking img