Elementos estruturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado tem como objetivo ampliar o conhecimento na disciplina de estruturas de aço levando o acadêmico a analisar, pensar e agir como um Engenheiro Civil. Foi feito umestudo detalhado sobre os elementos estruturais de uma construção.





















ELEMENTOS ESTRUTURAIS
O conhecimento dos elementos estruturais que fazem parte dasestruturas é o primeiro passo na elaboração de um projeto estrutural de qualidade, uma estrutura armado consiste de uma série de “elementos” individuais que interagem para resistir às cargas impostas àestrutura. Esses elementos são considerados separadamente no cálculo, mas a interação entre eles deve ser verificada através de uma análise global da estrutura. Os principais elementos utilizados nasestruturas de concreto armado são: lajes, vigas e pilares.
Os elementos estruturais podem ser avaliados separadamente ou em conjunto. De maneira geral, pode-se dizer que a estrutura de sustentação deuma edificação segue a seguinte ordem:

Laje⇒Viga⇒Pilar⇒Fundação⇒Solo

A ordem acima pode ser virtual ou real. Para a virtual, dimensionam-se os elementosseparadamente, apesar de serem construídos de forma monolítica. Por exemplo, dimensionam-se as lajes e as vigas individualmente, mas a concretagem é feita de uma só vez, sem interrupções. A real ocorrequando se trabalha, com peças pré-moldadas, que não só são calculadas separadamente, mas também, construídas uma a uma, e depois montadas na estruturas. A Figura abaixo apresenta um esquema do caminhoque as cargas percorrem numa edificação.






Esquema da ordem de sustentação de uma edificação


1. LAJES:
São elementos estruturais planos onde as dimensões em duas direções prevalecemsobre uma terceira. Normalmente se apresentam na posição horizontal, e são elas que recebem as cargas que agirão sobre a estrutura. As lajes podem ser tetos e pisos.




2. VIGAS:
São...
tracking img