Coca cola x pepsi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Duas gigantes nascidas nos Estados Unidos somente com sete anos de diferença entre si. Uma “nasceu” em 1886 e a outra em 1893, ambas surgindo com farmacêuticos e disputando até hoje o mesmo mercado.Essas são a Coca-Cola e a Pepsi Cola.
Desde o início a Coca-Cola tornou-se mais conhecida e passou a ser mais comercializada do que a Pepsi, principalmente a logomarca. Quando surgiu, Frank Robinsono contador de John Pemberton criador da bebida, escreveu de próprio punho o nome Coca-Cola e a marca continua até hoje a mesma, teve mínimas alterações e sempre buscou modernizar a escrita. A Pepsi,ao contrário da concorrente, sempre esteve atualizando sua logo, o que de certa maneira confunde seus consumidores.
Outro ponto a favor da Coca-Cola foi a forma com que buscou expandir seu mercado.Quando os Estados Unidos iniciaram sua participação na Segunda Guerra Mundial, a empresa “acompanhou” os combatentes norte-americanos graças ao presidente da companhia na época, o Sr. Robert Woodruffque determinou que a bebida passasse a ser vendida por US$ 0,05 para eles, independente de onde eles estivessem. Com isso, a bebida foi parar na Europa e após a paz voltar a reinar, os negócios fora doterritório americano só aumentaram.
A Pepsi sofreu com muitas crises, troca de comando inúmeras vezes e algumas falências no começo do século passado. Para reerguer-se passou a inovar, colocando nomercado não somente a bebida tradicional, mas bebidas de sabores distintos, conforme o mercado daquela região sugeria, tais como: sabor de baunilha com cereja (Pepsi Jazz Black Cherry – French Vanilla– EUA), feijão (Pepsi Azuki – Japão), café (Pepsi Cafechino – Itália), canela e picante (Pepsi Fire – China), sorvete de creme (Pepsi Ice Cream – Rússia) e, inclusive, uma com coloração azul e sabor delimão, abacaxi e soda (Pepsi Blue Hawaii). Isso fez com a marca crescesse, mas não chegando a incomodar a liderança da Coca-Cola.
O “boom” de crescimento da companhia veio a partir da década de...
tracking img