Conceito de ideologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição
O conceito de ideologia foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade. Ideologia é um conjunto de ideias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupode indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais.
No século XX, varias ideologias se destacaram:
- Ideologia fascista: implantada na Itália e Alemanha, principalmente, nas décadas de 1930 e 1940. Possuía um caráter autoritário, expansionista e militarista.
- Ideologia comunista: implantada na Rússia e outros países (principalmente do leste europeu), após aRevolução Russa (1917). Visava a implantação de um sistema de igualdade social.
- Ideologia democrática: surgiu em Atenas, na Grécia Antiga, e possui como ideal a participação dos cidadãos na vida política.
- Ideologia capitalista: surgiu na Europa durante o Renascimento Comercial e Urbano (século XV). Ligada ao desenvolvimento da burguesia, visa o lucro e o acumulo de riquezas.
- Ideologiaconservadora: ideias ligadas à manutenção dos valores morais e sociais da sociedade.
- Ideologia anarquista: defende a liberdade e a eliminação do estado e das formas de controle de poder.
- Ideologia nacionalista: exaltação e valorização da cultura do próprio país.
A concepção Marxista de Ideologia
A análise de Marx sobre a ideologia em geral, tem como objetivo um pensamento historicamentedeterminado: o dos pensadores alemães posteriores a Hegel. Marx não separa a produção das ideias e as condições sociais e históricas nas quais são produzidas (tal separação é o que caracteriza a ideologia); Para entendermos as críticas de Marx precisamos ter presente o tipo de pensamento determinado que pressuponha a filosofia de Hegel. Marx procura distinguir o tipo de ideologia que produzem: Osfranceses: a ideologia é, sobretudo política e jurídica; Os ingleses: é sobretudo econômica. As formas ou modalidades da ideologia em geral, e da ideologia burguesa em geral, encontram-se determinadas pelas condições sociais particulares em que se encontram os diferentes pensadores burgueses. Marx dirige duas críticas aos ideólogos alemães: esses filósofos tiveram a pretensão de demolir o sistemahegeliano imaginando que bastaria criticar apenas um aspecto da filosofia de Hegel, em lugar de abarcá-la como um todo. Com isto, eles apenas substituíram a dialética por uma fraseologia sem sentido; cada um desses ideólogos tomou um aspecto da realidade humana, converteu esse aspecto numa ideia universal e passou a deduzir todo o real desse aspecto idealizado. Com isto, além de fazerem o que todofilósofo faz (deduzir o real das ideias desse real), ainda imaginaram estar criticando Hegel e a realidade alemã. Marx afirma que, para compreendermos a limitação mesquinha da ideologia alemã é preciso sair da Alemanha, fazer algumas considerações gerais sobre o fenômeno da ideologia. Essas considerações têm como pano de fundo a questão do conhecimento histórico. A história pode ser examinada sobdois aspectos: história da natureza; história dos homens. Toda ideologia se reduz ou a uma concepção distorcida da história dos homens, ou a uma abstração completa dela. Marx concebe a história como um conhecimento dialético e materialista da realidade social. Entre as várias fontes dessa concepção encontra-se a filosofia hegeliana. Podemos caracterizar a obra hegeliana como: um trabalho filosóficopara compreender a origem e o sentido da realidade como Cultura (Cultura são as relações dos homens com a Natureza pelo desejo, pelo trabalho e pela linguagem). Não se trata de dizer que o Espírito produz a cultura, mas sim de que ele é a Cultura. um trabalho que define o real pela Cultura e esta pelo movimento de exteriorização e de interiorização do Espírito. Este se manifesta nas obras que...
tracking img