-Cola vs pepsi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho elaborado para a disciplina de Publicidade, Leccionada pela Dra. Ana Paula Cruz

Hugo Ribeiro – 5090
Luís Rafael Silva – 5202
João Lima – 5127
Ricardo Reis - 5189

RESUMO: ANÁLISE ESTRATÉGICA, CRIATIVA E EXECUÇÃO DE 3 ANÚNCIOS DE DUAS MARCAS. (COCA-COLA E PEPSI)

IPAM de Matosinhos, Maio 201
Índice
Introdução e Objectivos do Trabalho: 2
História das Marcas – “COCA-COLA” E“PEPSI” 3
A Forma Actual de Comunicação da Coca-Cola e da Pepsi 5
Avaliação Estratégica, Criativa e de Execução da COCA-COLA: 6
Anúncio 1 (COCA-COLA - 2011) 7
Avaliação Estratégica: 7
Avaliação Criativa: 7
Avaliação de Execução: 8
Anúncio 2 (COCA-COLA – 2009) 9
Avaliação Estratégica: 9
Avaliação Criativa: 9Avaliação de Execução: 10
Anúncio 3 (COCA-COLA – 2010) 11
Avaliação Estratégica: 11
Avaliação Criativa: 11
Avaliação de Execução: 12
Anúncio 1 (PEPSI - 2003) 14
Avaliação Estratégica: 14
Avaliação Criativa: 14
Avaliação de Execução: 15
Anúncio 2 (PEPSI - 2007) 16Avaliação Estratégica: 16
Avaliação Criativa: 16
Avaliação de Execução: 17
Anúncio 3 (PEPSI - 2012) 18
Avaliação Estratégica: 18
Avaliação Criativa: 18
Avaliação de Execução: 19
Conclusão 22
Netgrafia e Bibliografia 23
Anexos 24

Introdução e Objectivos do Trabalho:
No âmbito curricular do 4º semestre da Licenciatura deGestão de Marketing, foi-nos proposto a realização de um trabalho para a área curricular de Publicidade, no âmbito da matéria dada.
O trabalho baseia-se no estudo entre a comparação das campanhas de comunicação utilizadas por duas grandes empresas concorrentes do sector de refrigerantes, a Coca-Cola e a Pepsi.
Como principais objectivos do trabalho iremos analisar e comparar as diferençasestratégicas, criativas e de execução de três anúncios publicitários de cada marca ao longo dos anos, e ainda proceder à confirmação e infirmação entre as respectivas hipóteses.

História das Marcas – “COCA-COLA” E “PEPSI”

A história da coca-cola inicia-se com a chegada do farmacêutico John Pemberton na cidade Atlanta nos Estados Unidos e pelo seu sócio Frank Robinson. No dia 8 de Maio de 1888, foivendida a primeira bebida da coca-cola, depois de alguns fracassos em 1884 e 1886. Apos a morte do farmacêutico, o seu sócio Frank acaba por vender a formula a Asa Griggs Candler (empresário e também farmacêutico) que em 1891 acreditava no produto e queria que a Coca-Cola fosse conhecida. Naquela época, não existiam meios de comunicação e uma das formas encontradas por Candler foi o contratarpessoas para distribuir folhetos que davam gratuitamente a oportunidade de se deslocarem a um estabelecimento para experimentar Coca-Cola, fazendo com que os estabelecimentos fossem procurados. Candler também acaba disponibilizando outros brindes nos estabelecimentos, como calendários e “posters” que serviam como uma forma dos consumidores olharem para o nome da Coca-Cola e lembrar onde compraram.Mais tarde na segunda guerra mundial a Coca-Cola desenvolveu uma espécie de fábricas móveis para as frentes de batalha e assim garantir a produção e distribuição de bebida para os soldados. Apesar dos custos de produção na frente de batalha serem elevados, a companhia decidiu arcar com os mesmos, numa tática de marketing, vendendo o refrigerante pelo mesmo preço praticado nos Estados Unidos.Durante o período de guerra, 64 instalações de engarrafamento foram criadas para abastecer as tropas que estavam fora dos Estados Unidos. Este fato ajudou a abrir caminho para a internacionalização da Coca-Cola, que, durante e após a guerra acabou sendo licenciada nos diversos países em que acompanhou o exército americano, incluindo o Brasil. Tendo em vista a sua associação com os produtos...
tracking img