A guerra eterna das “colas”: coca-cola x pepsi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Oligopólio é o processo em que a produção se basea em um número pequeno de empresas onde há muitos compradores e poucos vendedores. Nesse mercado, as empresas se tornam interdependentes buscando tomar suas decisões baseadas na política das demais empresas. As empresas se unem e geram uma grande concentração de mercado, conseqüentemente uma disputa entre os negociantes, indústrias, pelaoferta de mercadorias ou serviços iguais. Iremos discutir de forma coerente sobre esse mercado, usando como exemplo a rivalidade entre as duas grandes redes de marca de refrigerantes, Coca-Cola e Pepsi, que atuam nesse mercado com produtos similares e que possuem os mesmos propósitos.
Palavras Chaves: Coca-Cola. Pepsi. Competição. Concorrência. Serviços similares.
Abstract
Oligopoly is theprocess in which production is basing on a small number of companies where there are many buyers and few sellers. In this market, companies become interdependent seeking to make their decisions based on policies of other companies. Companies come together and generate a high concentration of market,
therefore a dispute between traders, industries, the supply of goods or services equal. We willdiscuss coherently about this market, using as an example the rivalry between the two grids brand soft drink, Coca-Cola and Pepsi, who serve this market with similar products and have the same purpose.

Keywords: Coca-Cola. Pepsi. Competition, competition, similar services.

1 - Introdução
Em um mercado oligopolizado, se concentra um pequeno número de firmas, onde todas elas se preocupam com areação das demais empresas, ciente da concorrência. Os oligopolistas reconhecem que se houver alteração em seu preço, embalagem dos produtos ou em sua publicidade, poderá provocar reações por parte dos demais rivais. É caso de duas das marcas mais populares de refrigerantes no mundo, Coca-Cola e Pepsi. Com diferença de sete anos entre si, ambos surgiram criadas por farmacêuticos e disputam o mesmomercado há anos. Com mais de cem anos de rivalidade, as marcas tentam dominar o mercado de refrigerantes, através de marketing, anúncios de vídeos e logomarcas, onde na maioria das vezes, ambas atuam de forma provocativa. O investimento das marcas no Brasil é contraditório. Enquanto, uma das marcas cresce a cada ano no país, a arquirrival procura investir a maior parte de seu capital, no estadoamericano, comandando todo o mercado internacional. A história de rivalidade entre as marcas é tão complexa, que acaba refletindo no comportamento de seus consumidores, gerando um conflito entre os mesmo, que costumam tomar a frente de sua marca favorita.

2 - O mercado oligopolizado
O oligopólio deve ser entendido como um pequeno número de vendedores, concorrentes rivais entre si, que controlambasicamente a totalidade de oferta desses produtos.
A sobrevivência de uma firma está condicionada as suas reações a cada movimento executado pelas outras empresas, e principalmente á capacidade de prever tal movimento. É por esta razão, que os oligopolistas, não possuem concorrentes simples e, sim, rivais, pois as firmas estão profundamente interessadas em tomar conhecimento do que as suas rivaisjulguem o que elas estão pensando, em conhecer os planos e as possíveis ações dessas firmas.
Para caracterizar o oligopólio, não é necessário que as firmas sejam de grande porte, e sim que possuam a característica de poucas firmas. Pode-se questionar se as firmas oligopolisticas seriam responsáveis por avanços econômicos no mundo industrializado, tais como inovações, melhoria de qualidade e maiorvariedade de produtos disponíveis. A questão é perturbadora á medida que, do ponto de vista dos consumidores, as firmas oligopolistas se constituam nas fontes de produtos sofisticados como, por exemplo, televisões, rádios, máquinas copiadoras, automóveis etc, mas as grandes empresas não são necessariamente as principais geradoras de novas idéias. Muitas vezes, têm curso junto ás pequenas...
tracking img